SystemRescue 9 lançado com o kernel 5.15 LTS e melhor suporte a NTFS

E foi lançado o SystemRescue 9 com o kernel 5.15 LTS e melhor suporte a NTFS. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

SystemRescue é um sistema Linux baseado no Arch em uma unidade de CD-ROM ou USB inicializável, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também procura fornecer uma maneira fácil de executar tarefas de administração em um computador, como criar e editar partições do disco rígido.

Esse sistema contém muitos utilitários de sistema úteis (GNU Parted, PartImage, FSTools) e alguns básicos (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede). Ele pretende ser muito fácil de usar.

O SystemRescue pode ser usado para reparar um sistema quebrado e seus dados após uma falha. Inclui todas as ferramentas necessárias para administrar seu computador GNU/Linux ou Windows, incluindo GParted, Clonezilla, GNU ddrescue e FSArchiver, nos sistemas de desktop e servidor.

Além disso, o kernel do sistema suporta todos os sistemas de arquivos mais importantes, incluindo ext2, ext3, ext4, reiserFS, btrfs, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660, bem como sistemas de arquivos de rede, como Samba e NFS.

Agora, o kit de ferramentas de resgate de sistema live baseado em Linux foi atualizado para a versão 9, um lançamento importante que traz novos recursos e tecnologias.

Novidades do SystemRescue 9

SystemRescue 9 lançado com o kernel 5.15 LTS e melhor suporte a NTFS
SystemRescue 9 lançado com o kernel 5.15 LTS e melhor suporte a NTFS

Chegando dez meses após o SystemRescue 8.00, o lançamento do SystemRescue 9.00 é alimentado pela mais recente série de kernel Linux 5.15 com suporte de longo prazo (LTS), que não apenas traz melhor suporte de hardware, mas introduz novos recursos, como uma nova implementação de sistema de arquivos NTFS, fornecendo suporte NTFS totalmente funcional (leitura/gravação).

Além disso, a nova versão do SystemRescue inclui vários novos pacotes, como patch, rdiff-backup, aq, python-yaml, python-llfuse e libisoburn, reintroduz os pacotes inetutils (telnet, ftp, hostname, etc.) que estavam faltando nas versões anteriores e substitui o pacote mesa por uma alternativa mínima para economizar 52 MB na imagem ISO live.

Outras mudanças importantes da versão SystemRescue 9.00 incluem suporte inicial para configurar o sistema com arquivos YAML, suporte para configurar autorun com os novos arquivos de configuração YAML, bem como um novo script sysrescue-customize que promete permitir que os usuários criem imagens ISO personalizadas.

E, entre outras mudanças dignas de nota, a ISO ao vivo do SystemRescue agora vem com uma cópia do site system-rescue.org como um manual offline para recém-chegados, que pode ser útil quando você não tem acesso à Internet, bem como uma atualização script de inicialização do sistema bash que foi portado para Python.

Por último, mas não menos importante, o driver xf86-video-qxl XOrg para a GPU virtual QXL foi removido desta versão, pois atualmente é considerado instável.

Baixe e experimente o SystemRescue 9

A imagem ISO do SystemRescue 9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.