Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Telegram já permite fazer chamadas de vídeo criptografadas

Através da mais recente versão alfa, o Telegram já permite fazer chamadas de vídeo criptografadas em celulares e sua versão desktop. Confira!

Por muitos anos, o aplicativo mais popular para fazer chamadas de vídeo foi o Skype. Na verdade, ele continua sendo, ou assim aparece até em séries e filmes, algo que pode ter mais a ver com marketing do que com popularidade.

Mas a verdade é que as videochamadas nunca foram muito seguras e por isso o Telegram começou a trabalhar para oferecer algo que até o WhatsApp já oferecia, mas muito melhor.

No dia 14 de agosto, a equipe de desenvolvedores do popular aplicativo de mensagens lançou várias versões de seu aplicativo, sendo a mais importante a 7.0, que está disponível para iOS e Android, com possibilidade de fazer videochamadas.

Telegram já permite fazer chamadas de vídeo criptografadas

No comunicado, eles avisaram que a função chegaria mais cedo no Android, já que a Apple demora mais para revisar os aplicativos e eles não chegaram a tempo.

Por outro lado, e o que pode interessar mais aos leitores deste site, eles também lançaram o Telegram 2.3 para desktop, com muitas mudanças desde a versão 2.0 e cuja lista de novos recursos só se lê “Chamadas de vídeo (versão alfa)”.

Se você usa o Telegram no Linux, recomendamos que atualize para a versão mais recente.

As videochamadas chegam ao Telegram, mas na versão alfa

Telegram já permite fazer chamadas de vídeo criptografadas

Tendo usado várias versões, parece que no momento tudo está um pouco confuso, algo normal considerando que ainda estão em fase alfa.

Em dispositivos móveis, há usuários que não veem a opção “vídeo”, embora tenham atualizado e até feito uma chamada de vídeo, mas o ícone do vídeo aparece se entrarmos em nossa seção de contatos.

Se estivermos na versão desktop, que temos que lembrar que é o Telegram 2.3, eles também estão disponíveis, mas temos que tocar no ícone do telefone e, durante a chamada, clicar no botão de vídeo (ver imagem mais acima) para transmitir uma imagem do que a câmera capta.

No momento da escrita desse artigo, a função já estava presente na versão Windows do Telegram, mas a versão Linux não foi atualizada, ou pelo menos a disponibilizada no Flathub, então não podemos fazer videochamadas a menos que baixemos a versão binária, disponível neste endereço.

Nada semelhante também aparece na versão web, mas provavelmente estão esperando entrar em um estágio mais avançado para incluir a nova função também para usá-la no navegador.

Pessoalmente, como um usuário que não confia na qualidade do WhatsApp e que não usa nenhum outro aplicativo de mensagens, isso me parece uma notícia muito boa.

Fica a pergunta: você está pensando em usar o Telegram como o aplicativo de videochamada padrão? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo