ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis

Resultado da parceria com a oficina on-line iFixit, os laptops Lenovo ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis.

No início deste ano, a Lenovo anunciou que fez parceria com a oficina on-line iFixit para projetar novos laptops Lenovo ThinkPad série T que são mais fáceis de reparar do que a maioria dos outros notebooks recentes da empresa.

Agora o novo Lenovo Thinkpad T14 Gen 5 está disponível para compra, apresentando bateria e teclado substituíveis pelo usuário, bem como memória e armazenamento.

ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis

ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis
ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis – Lenovo ThinkPad T15 Gen 5 (iFixit)

Sim. Os laptops ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis. Mas você pode querer esperar um pouco antes de gastar dinheiro em um.

Isso porque, como a maioria dos laptops da marca Lenovo ThinkPad, o novo ThinkPad T14 Gen 5 tem um preço de varejo sugerido altíssimo.

A Lenovo está cobrando US $ 2.559 por um Thinkpad T14 Gen 5 básico com processador Intel Core Ultra 5 125U, 16 GB de RAM DDR5-5600 e um SSD PCIe Gen 4 de 512 GB.

E esse é apenas o modelo básico. O sistema está atualmente disponível com processador Intel Core Ultra 7 155U, 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Mas um modelo com essas especificações é vendido por US$ 3.409.

A boa notícia é que a Lenovo tem o hábito de fazer negócios em laptops como esses, reduzindo regularmente os preços substancialmente. Portanto, provavelmente vale a pena ficar atento a uma próxima venda.

O Lenovo ThinkPad T14 Gen 5 mede 316 x 224 x 18 mm (12,4″ x 8,8″ x 0,7″) e pesa 1,31 kg (pouco menos de 3 libras), e o notebook possui um conjunto de portas que inclui:

  • 2 x Thunderbolt 4
  • 2 x USB 3.2 Gen 1 Tipo A
  • 1xEthernet
  • Áudio de 1×3,5 mm

Ele também possui alto-falantes estéreo de 2 W, uma webcam de 5 MP com sensor infravermelho para reconhecimento facial, suporte para WiFi 6E e Bluetooth 5.3 e suporte para um modem 5G opcional (que pode ser substituído pelo usuário).

O laptop possui um teclado retroiluminado resistente a respingos e vem com opções de telas sensíveis ao toque ou não.

ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis
ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis – Lenovo ThinkPad T14 Gen 5

No momento, parece que a Lenovo está vendendo apenas modelos com processadores Intel Meteor Lake, baterias de 52,5 Wh e telas de 1920 x 1200 pixels, mas a empresa diz que o notebook de 14 polegadas também estará disponível no futuro com até 2,8K OLED, tela de 120 Hz, opção de bateria de 39,3 Wh e suporte opcional para opções de processador AMD Ryzen 8040.

Mas a coisa mais incomum sobre o laptop pode ser seu design reparável: de acordo com o iFixit, “o laptop inteiro pode ser desmontado e remontado com ferramentas básicas”, porque “o adesivo é escasso”.

Todos os componentes substituíveis são facilmente acessíveis quando o gabinete é aberto, e há até etiquetas mostrando quais dois parafusos precisam ser removidos para substituir o teclado.

Embora você não possa trocar as baterias sem abrir o gabinete, como faria em laptops mais antigos e volumosos, o iFixit diz que é fácil desconectar e substituir a bateria.

Isso significa que é improvável que a maioria dos usuários troque as baterias por um tempo extra de funcionamento durante o dia. Mas se a bateria começar a se degradar com o tempo, você poderá comprar uma substituta e prolongar a vida útil do seu laptop em alguns anos.

ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis
ThinkPad T14 Gen 5 mais fáceis de reparar já estão disponíveis – Lenovo ThinkPad T15 Gen 5 (iFixit)

O laptop obtém uma pontuação de 9 em 10 para reparos do iFixit. Algumas razões pelas quais não é uma pontuação perfeita?

Alguns componentes, incluindo o módulo sem fio e ambas as portas Thunderbolt, são soldados à placa-mãe, o que significa que, para substituir uma porta, você precisaria de uma placa-mãe totalmente nova.

E a ventoinha não pode ser removida sem retirar também o dissipador de calor, o que significa que se você precisar substituir uma ventoinha, também precisará reaplicar a pasta térmica na CPU e no dissipador de calor.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.