TikTok escolheu a Oracle como parceiro comercial para se manter nos EUA

TikTok escolheu a Oracle como parceiro comercial para se manter nos EUA
TikTok escolheu a Oracle como parceiro comercial para se manter nos EUA

A TikTok escolheu a Oracle como parceiro comercial para se manter nos EUA e escapar da ameaça do presidente Donald Trump de encerrar suas atividades no país.

O TikTok, também conhecido como Douyin na China, é um aplicativo de mídia que permite criar e compartilhar vídeos curtos. De propriedade da companhia de tecnologia chinesa ByteDance, Esse aplicativo ganhou popularidade e se tornou o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos em outubro de 2018.

Uma ordem executiva do presidente Trump deu à ByteDance até 15 de setembro para vender as operações americanas da TikTok para uma empresa americana, ou encerrar do país.

A partir daí, várias empresas, incluindo Microsoft, Twitter e Oracle, estavam na corrida para adquirir os negócios da TikTok nos Estados Unidos. Inclusive, a Microsoft pretendia adquirir as operações da TikTok não apenas nos EUA, mas também na Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Agora, a plataforma chinesa de compartilhamento de vídeo, supostamente escolheu a Oracle como seu “Trusted Tech Partner” para suas operações nos Estados Unidos. O negócio foi fechado apenas uma hora depois que a empresa chinesa recusou um acordo da Microsoft.

TikTok escolheu a Oracle como parceiro comercial para se manter nos EUA

TikTok escolheu a Oracle como parceiro comercial para se manter nos EUA

Seguindo o pedido, a TikTok escolheu a Oracle como um ‘parceiro de tecnologia confiável’, rejeitando a oferta da Microsoft de adquirir a plataforma de compartilhamento de vídeo chinesa.

Os últimos meses foram difíceis para as empresas chinesas, após os desentendimentos da administração chinesa com o resto do mundo. Aplicativos, jogos e produtos chineses foram banidos em países como Índia, Paquistão e EUA.

O TikTok tem sido uma plataforma que sofreu grandes críticas. Você pode ler nossa cobertura sobre isso para ter uma ideia melhor.

China prefere fechar o TikTok a vendê-lo à força para os EUA

Mesmo quando a Ordem Executiva contra o ByteDance ordenou que a empresa vendesse, ela encontrou uma maneira de contornar, fazendo parceria com a Oracle.

É uma jogada inteligente, já que a Oracle está nos bons livros do governo dos Estados Unidos, o que pode ajudar a TikTok a cortar alguns caminhos.

A Oracle também é um fornecedor líder para agências de defesa e federais nos EUA. A gigantesca empresa de software de banco de dados poderia fornecer a segurança aos dados de cidadãos americanos que a Ordem Executiva estava buscando.

No mês passado, o presidente Trump também concordou com a Oracle como uma ‘grande empresa’ para o TikTok.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Não categorizado, Notícias Marcado com , , , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile