Tinker Board 3, uma placa de desenvolvimento com chip RK3568

Conheça a Asus Tinker Board 3, uma placa de desenvolvimento com chip RK3568. Confira os detalhes e especificações desse mini PC.

O Asus Tinker Board 3 é um computador compacto voltado para desenvolvedores de IoT que possui um processador Rockchip RK3568 quad-core ARM Cortex-A55, suporte para até 8 GB de RAM e leitor de cartão microSD, além de suporte opcional para até 64 GB de armazenamento eMMC.

Tinker Board 3, uma placa de desenvolvimento com chip RK3568

Tinker Board 3, uma placa de desenvolvimento com chip RK3568
Tinker Board 3, uma placa de desenvolvimento com chip RK3568

Mas enquanto a maioria dos membros da família Tinker Board são computadores do tamanho de cartões de crédito do tipo Raspberry Pi, este novo modelo é um pouco maior em 100 x 100 mm (cerca de 3,9 “x 3,9”).

E usa esse espaço extra para fornecer recursos como dois conectores PCIe, um slot para cartão SIM e muitas outras interfaces de entrada e saída.

A Asus ainda não anunciou preços ou disponibilidade para o Tinker Board 3, mas a empresa planeja exibi-lo esta semana no show Embedded World na Alemanha.

A placa possui 2 GB, 4 GB ou 8 GB de memória LPDDR4X de canal duplo, um conector PCIe 2.0 x1 para uma placa M.2 E-Key WiFi e Bluetooth e um conector PCIe 3.0 x1 para um M.2 B-Key 4G ou 5G módulo celular.

Há suporte para conexões de exibição HDMI, LVDS e eDP, e outras portas incluem:

  • 1 x USB 3.2 Gen 1 Tipo-C
  • 2 x USB 3.2 Gen 1 tipo A
  • 2 x USB 2.0
  • 1 x combinação de áudio de 3,5 mm
  • 2 x RJ45

A placa também possui um cabeçalho de pino estéreo para até dois alto-falantes de 3W, cabeçalhos GPIO de 40 pinos e 12 pinos, um cabeçalho de receptor IR, cabeçalhos CAN e COM e suporte para um ventilador, bateria RTC e outros acessórios, embora o sistema também pode ser usado fanless.

Ele também suporta Power over Ethernet (PoE) e os planos da Asus de oferecer “PCs de painel aberto” alimentados por um Tinker Board 3 integrado, incluindo modelos com monitores de 10,1 polegadas e 15,6 polegadas que podem ser usados para quiosques, sinalização digital ou outras aplicações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.