TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell

Conheça o TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell. Confira os detalhes dessa extensão e veja como instalar no Linux.

Quer ficar de olho nos recursos do seu sistema sem abrir um terminal ou iniciar a ferramenta System Monitor do GNOME? Conheça TopHat.

TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell

TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell
TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell

TopHat é uma nova extensão do GNOME para monitor de sistema que coloca uma visão geral de alto nível dos usos ativos de CPU, RAM e rede na barra superior do GNOME Shell.

Existem, é claro, amplas extensões do GNOME para monitorar o sistema por aí. Caramba, eu sinto que já escrevi sobre todos eles em algum momento. Mas a maioria tende a ser singular, colocando uma riqueza de informações de recursos do sistema em uma tabela de duas colunas.

TopHat é um pouco mais focado.

Em vez de fornecer um único pop-over com uma visão geral concisa dos recursos do sistema retransmitidos apenas por meio de porcentagens, o TopHat incorpora três gráficos dinâmicos, de atualização de processador, memória e rede diretamente na própria barra superior.

Clicar em um mini gráfico revela um pop sobre onde você pode ver um gráfico maior e mais detalhado, bem como uma visão geral atualizada e ao vivo dos seis principais processos que usam esse tipo de recurso.

Instalando a extensão Tophat GNOME

TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell
TopHat, um monitor de sistema para GNOME Shell

Quer experimentar? Você pode instalar o TopHat no site de extensões do GNOME.

Se você estiver no Ubuntu, a maneira mais fácil de instalar (gerenciar e configurar) extensões do GNOME é instalar o aplicativo gnome-shell-extension-manager dos repositórios. Forme essa ferramenta em sua ‘navegação’ e procure por ‘tophat’ (sem espaço) para encontrá-lo.

Existem alguns requisitos necessários para usar este complemento: você precisa estar no GNOME 3.38 ou superior e precisa ter libgtop e gir1.2-gtop-2.0 instalados em seu sistema.

O primeiro é uma parte regular do Ubuntu, mas o último você pode obter a partir da linha de comando (se você instalar a dependência após instalar e habilitar o TopHat, você precisará fazer logout e voltar).

No momento da escrita (25 de julho) esta extensão não possui nenhuma configuração, então você não pode, por exemplo, apenas mostrar o gráfico da CPU e ocultar os outros. A extensão também não funciona bem com o tema claro do Yaru, mas funciona muito bem no modo escuro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.