Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel

Conheça o Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel. Confira os detalhes e especificações desse console.

Outro dia, outro PC portátil para jogos. Desta vez, a Intel está lançando um próximo PC portátil para jogos Tulpar com um design bastante padrão.

Mas, por baixo do capô, provavelmente será equipado com um processador Intel Meteor Lake com gráficos Intel Arc, ao contrário da maioria dos portáteis da geração atual, que tendem a ter processadores AMD Ryzen, gráficos Radeon.

Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel

Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel
Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel

Não há informações sobre quando o portátil Tulpar estará disponível ou quanto custará. Mas você pode encontrar algumas fotos práticas em uma postagem de mídia social da @IntelGaming, tirada em um evento de jogos Intel Extreme Masters na Polônia.

Tulpar não é exatamente um nome familiar na América do Norte, mas até onde sei, é a marca internacional de uma empresa de jogos turca chamada Monster Notebook.

A empresa vende notebooks para jogos e acessórios sob a marca Tulpar em regiões que incluem Reino Unido e Alemanha, bem como alguns notebooks empresariais soldados sob a marca Tulpar H.

A maioria dos laptops para jogos atuais da empresa possui processadores Intel de 12ª ou 13ª geração e gráficos NVIDIA, enquanto seus notebooks empresariais não possuem gráficos discretos.

Os dispositivos portáteis normalmente não possuem gráficos discretos devido a restrições de tamanho: seria difícil colocar energia de resfriamento e capacidade de bateria suficientes em um dispositivo destinado a ser segurado em suas mãos.

Mas as últimas gerações de processadores Ryzen da AMD apresentaram GPUs integradas boas o suficiente para lidar com jogos básicos, e os chips Meteor Lake da Intel apresentam 2X o desempenho gráfico dos processadores da geração anterior da empresa.

No papel, os chips Meteor Lake da Intel com gráficos Arc poderiam ser ainda melhores do que os chips Ryzen Z1, 7040U e 8040U com gráficos RDNA 3, mas o desempenho no mundo real dependerá da capacidade da Intel de alcançar a AMD na otimização de seus drivers gráficos para jogos e a capacidade da empresa de se atualizar com base no desempenho por watt: oferecer melhor desempenho gráfico não é tão empolgante se você tiver apenas uma hora de bateria.

Ainda assim, 2024 pode ser o ano em que começaremos a ver mais fabricantes de PCs portáteis para jogos dando uma chance à Intel.

Embora o Steam Deck, o Asus ROG Ally, o Lenovo Legion Go e os dispositivos portáteis mais recentes da AYA, GPD e One Netbook tenham sido equipados com processadores AMD, o próximo dispositivo portátil MSI Claw e o tablet para jogos ONEXPLAYER X1 suportam até Intel Core Ultra 7 Processador Meteor Lake 155H.

E agora parece que o próximo portátil Tulpar entrará na briga. Mais detalhes sobre preços, disponibilidade e especificações devem ser divulgados próximo ao lançamento.

Por enquanto, tudo o que podemos dizer é que ele parece ter uma tela sensível ao toque de 7 polegadas ou maior, um par de alto-falantes frontais, as funções usuais de controlador de jogo (incluindo dois manípulos analógicos com retroiluminação RGB, um D-Pad, X, botões Y, A e B e gatilhos de ombro), além de quatro botões adicionais, incluindo teclas voltar e iniciar.

Existem pelo menos duas portas USB-C na parte superior do portátil e parece que pode haver uma docking station opcional com conectores HDMI, USB e Ethernet.

Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel
Tulpar, um PC portátil para jogos com tecnologia Intel

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.