Em novas imagens disponibilizadas pela Canonical, o Ubuntu 17.10 abandona o Unity e instala o GNOME Shell. Confira os detalhes e saiba o que vem por aí.
- Instale o Classic Menu Indicator no Ubuntu
- Como atrasar a inicialização de aplicativos nos ambientes GNOME e Unity
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 18.04 ou superior
- Como instalar o ambiente Unity no Ubuntu 20.04 LTS (ou superior) e derivados
- Como instalar o ambiente BlackBox no Ubuntu e derivados
- Como instalar o ambiente Unity no Arch e derivados
- Como colocar o menu dos programas na barra de titulo no Unity
- Como montar seu armazenamento no Box.com no Ubuntu com Box2Tux
- Como instalar os ícones e o tema MacBuntu no Ubuntu e derivados
O Ubuntu 17.10 será fornecido com o GNOME Shell como o ambiente de trabalho padrão no lugar do Unity da Canonical, e a mudança já começou.
O Unity tem sido o desktop padrão do Ubuntu desde 2011. Mas recentemente a Canonical optou mudar para o GNOME Shell. Agora, essa mudança já está começando a ser implementada e os pacotes relacionados ao ambiente foram removidos das “sementes” usadas para criar o Ubuntu 17.10.
Ubuntu 17.10 abandona o Unity e instala o GNOME Shell
A mudança pode ser confirmado na atualização mais recente do pacote ubuntu-meta, que descarta o ambiente Unity (e as partes relacionadas) da lista de coisas a serem instaladas, e adiciona no GNOME Shell (e partes associadas) em seu lugar.
Outros pacotes e recursos retirados do meta-pacote (e, portanto, não serão instalados por padrão nas compilações de imagens com este pacote) incluem o sistema de notificação do Ubuntu Notify-OSD-blub. Ou seja, o sistema perderá essas bolhas de notificação camaleônicas, as barras de rolagem de sobreposição e o centro de controle Unity, que é um fork do centro de controle GNOME.
Se você já estiver usando um das versões diárias do Ubuntu 17.10, poderá instalar esta atualização nos próximos dias. Mas não se preocupe, o Unity não será desinstalado do seu sistema, apenas os novos pacotes GNOME serão instalados ao lado deles.
Entretanto, as compilações diárias do Ubuntu 17.10, construídas a partir do novo meta-pacote, não conterão o Unity.
É o Fim?
Não, não é o fim. Embora o Ubuntu 17.10 não inclua o ambiente Unity por padrão, não há motivos para desespero (para os que gostam dele). Unity 7 continua a ser o ambiente de trabalho padrão no Ubuntu 16.04 LTS, que será suportado até a próxima década.
Além disso, o Unity 7 ainda estará disponível para ser instalado no Ubuntu 17.10 (e Unity 8 em smartphones), a partir dos principais reportórios do Ubuntu. Por isso, fique tranquilo e de olho no desenrolar dos próximos acontecimentos, que muita coisa pode acontecer ainda.
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- OpenELEC 8.0.3 já está disponível para download! Baixe agora!
- Ubuntu 17.10 abandona o Unity e instala o GNOME Shell