Ubuntu 20.10 entrou em congelamento de recursos! Entenda!

Revelado o papel de parede do Ubuntu 20.10! Confira!
Revelado o papel de parede do Ubuntu 20.10! Confira!

Steve Langasek anunciou que o Ubuntu 20.10 entrou em congelamento de recursos. Confira os detalhes dessa nova fase e o que isso significa.

Chamado de “Groovy Gorilla”, o Ubuntu 20.10 está em desenvolvimento desde abril de 2020, logo após o lançamento do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).

Agora, o próximo lançamento do sistema operacional da Canonical atingiu um marco importante em seu ciclo de desenvolvimento de seis meses, o estágio de Congelamento de Recursos.

Ubuntu 20.10 entrou em congelamento de recursos

Ubuntu 20.10 terá ZFS com TRIM ativado por padrão

Sim. Steve Langasek anunciou que o lançamento do Ubuntu 20.10 entrou no Congelamento de Recursos esta semana, mais especificamente a partir de 27 de agosto de 2020.

Este é realmente o marco mais importante até agora no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 20.10 e significa que nenhum novo recurso será implementado até o lançamento final.

O estágio de Congelamento de Recursos será seguido por uma Semana de Teste do Ubuntu opcional que começa na próxima semana em 3 de setembro para aqueles que desejam ajudar com os testes.

O lançamento final do Ubuntu 20.10 virá com o próximo ambiente de desktop GNOME 3.38, com lançamento previsto para 16 de setembro, um conjunto de ferramentas atualizado baseado no último GCC (GNU Compiler Collection) série 10 e muitos dos últimos lançamentos de aplicativos (Firefox, LibreOffice, etc.).

No que diz respeito ao kernel Linux, o Groovy Gorilla deve ser fornecido com a série de kernel Linux 5.8 mais recente, mas, por enquanto, as compilações diárias ainda estão usando o kernel Linux 5.4 LTS que está sendo usado no Ubuntu 20.04 LTS e, mais recentemente, no Ubuntu 18.04. 4 LTS (Bionic Beaver).

O lançamento final do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) deve acontecer em 22 de outubro de 2020. No entanto, ele terá suporte por apenas 9 meses, até julho de 2021, portanto, é recomendado usar o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) se você está procurando suporte de longo prazo.

Até então, a versão beta deverá chegar em 1º de outubro, dando à maioria das pessoas uma amostra antecipada dos novos recursos, melhorias, aplicativos e tecnologias usados ​​no Ubuntu 20.10.

Após o lançamento da versão beta, outros marcos importantes são o Congelamento de Kernel em 8 de outubro e o Congelamento Final em 15 de outubro.

Por fim, fica a pergunta: Você instalará o Ubuntu 20.10 ou ficará com o Ubuntu 20.04 LTS?

Deixe sua resposta nos comentários.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile