Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já está usando o kernel 5.8

Se você está de olho na próxima versão do sistema operacional da Canonical, a boa notícia é que o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já está usando o kernel 5.8.

Logo após o lançamento de uma nova versão do Ubuntu, a Canonical começa a preparar a próxima. Assim, em 27 de abril eles lançaram o primeiro Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla Daily Build.

O que eles colocaram à nossa disposição naqueles primeiros dias nada mais é do que uma versão mais antiga na qual eles adicionam todas as alterações e só alguns meses antes do lançamento oficial é que as coisas começam a ficar interessantes.

Um dos passos mais importantes no desenvolvimento de uma nova versão do Ubuntu é atualizar seu kernel. E isso é exatamente o que eles fizeram há algumas horas.

O Ubuntu 20.10 começou a usar o kernel 5.8 como núcleo do sistema operacional, e essa é a versão que se espera usar quando a versão estável for lançada.

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já está usando o kernel 5.8

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla já está usando o kernel 5.8

E espera-se que o salto na qualidade seja muito importante, já que o kernel 5.8 inclui muitos novos recursos interessantes e até 20% do código foi modificado.

O Ubuntu 20.10 já entrou no Congelamento de Recursos, ou seja, a chegada de novas funções já foi congelada.

Este foi um dos que foram planejados e ainda haverá algumas pequenas mudanças como alguns ajustes na interface do usuário ou no papel de parede, que eu acho que é mais um passo importante no desenvolvimento de uma nova versão do Ubuntu, mais do que nada por tradição.

Posteriormente, eles lançarão os betas do Groovy Gorilla, que coexistirão com os Nightly Builds que estão constantemente recebendo atualizações.

Em relação ao kernel, a versão 5.8 foi lançada em 2 de agosto (a versão mais atualizada é a 5.8.6) com novos recursos, como suporte de hardware aprimorado, melhorias no driver exFAT da Microsoft, desempenho aprimorado em SMB3, correções para EXT4 ou melhorias para Btrfs.

Por fim, o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla e todos os seus sabores oficiais chegarão em 22 de outubro.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo