Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão

Segundo Sebastien Bacher, da Canonical, o Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão, que uma versão LTS? Faz sentido?

Sim. O próximo Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão. Esse é o plano atual de acordo com Sebastien Bacher, da Canonical, que diz que “o plano é usar 5,15 para o LTS, mas as variantes oem e hwe receberão 5,17 em algum momento”.

Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão

Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão
Ubuntu 22.04 LTS virá com o kernel 5.15 por padrão

O Linux 5.15 é uma versão do kernel um pouco mais antiga do que a disponível atualmente, mas há lógica em usá-la: o Linux 5.15 é uma versão de suporte de longo prazo com suporte até outubro de 2023.

O Ubuntu 22.04 é um LTS, o Linux 5.15 é um LTS, então meio que faz sentido, não é?

Ainda assim, muitos esperavam que o Ubuntu 22.04 lançasse algo novo, pois, com base no passado, os lançamentos do Ubuntu LTS nem sempre usaram os lançamentos do kernel LTS.

O Linux 5.15 inclui algumas mudanças interessantes, como um novo driver de sistema de arquivos NTFS, um servidor de arquivos SMB no kernel e vários aprimoramentos no sistema de arquivos EXT4 que o Ubuntu usa por padrão.

Além de uma série de drivers atualizados, novo suporte de hardware e ajustes de desempenho.

Portanto, não range os dentes desnecessariamente; você não está preso no 5.15 pelos cinco anos completos para os quais o Ubuntu 22.04 é suportado.

Ao usar uma versão do Ubuntu LTS, você obtém acesso ao kernel Linux mais recente e aos drivers gráficos periodicamente por meio das atualizações da pilha de habilitação de hardware (HWE).

Embora o kernel Linux 5.16 (e suas grandes melhorias nos jogos) não faça o corte, o próximo kernel Linux 5.17 e vários lançamentos além dele serão portados para uso neste LTS ou disponibilizados via kernels OEM (que são fornecidos pré-instalados em laptops como Dell e Lenovo).

Se você é um usuário LTS com hardware mais recente suportado apenas em kernels mais recentes, essa decisão o impedirá de usar o Jammy Jellyfish? Ou você prefere instalar compilações de kernel de terceiros ou de linha principal em seu sistema de qualquer maneira?

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.