Ubuntu 22.10 adotará o PipeWire como sistema de som padrão

Finalizando uma mudança que começou com a versão atual, o Ubuntu 22.04 LTS, o Ubuntu 22.10 adotará o PipeWire como sistema de som padrão.

O Linux não tem estrutura multimídia unificada para troca de conteúdo multimídia entre aplicativos ou mesmo dispositivos.

Dito isso, o PipeWire foi originalmente criado para lidar apenas com o acesso a recursos de vídeo e coexistir com o PulseAudio, mas acabou lidando com qualquer tipo de mídia, a ponto de planejar a substituição completa do PulseAudio.

PipeWire é atualmente a tecnologia de código aberto mais adotada pelas distribuições GNU/Linux. Criado por Wim Taymans na Red Hat, o PipeWire é um servidor para lidar com áudio, vídeo e hardware em sistemas baseados em Linux, e já foi adotado por distribuições populares como Fedora Linux, Slackware, OpenMandriva Lx, EndeavourOS e muitas outras.

Agora, Canonical planeja finalmente adotar o PipeWire como o sistema de som padrão no próximo lançamento do Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) em vez do PulseAudio, na tentativa de fornecer melhor áudio para os usuários.

Ubuntu 22.10 adotará o PipeWire como sistema de som padrão

Ubuntu 22.10 adotará o PipeWire como sistema de som padrão

Se você estava se perguntando quando o Ubuntu finalmente mudará para o PipeWire como padrão para áudio, parece que seu desejo pode se tornar realidade com o próximo lançamento do Ubuntu Linux, o Kinetic Kudu, que será lançado ainda este ano em 20 de outubro.

A funcionária da Canonical e desenvolvedora do Ubuntu Desktop, Heather Ellsworth, foi quem revelou outro dia em um tópico no canal Ubuntu Discourse o fato de que os desenvolvedores do Ubuntu planejam executar apenas o PipeWire e não o PulseAudio como o servidor de som padrão para o lançamento do Ubuntu 22.10.

Segundo Heather Ellsworth:

“Isso mesmo, a partir de hoje o Kinetic ISO (pendente, ainda não atual desde que as alterações foram feitas) foi atualizado para executar apenas PipeWire e não PulseAudio […]”

A mudança para o PipeWire por padrão no Ubuntu começou com a versão atual, o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), que vem com PipeWire e PulseAudio, mas o PipeWire é usado apenas para screencasting e compartilhamento de tela no Wayland enquanto o PulseAudio ainda está sendo usado para o processamento de áudio.

Com o próximo lançamento do Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu), o PulseAudio será removido em favor do PipeWire, um movimento que também é confirmado pelas recentes mudanças no pacote ubuntu-meta.

No entanto, resta saber se os desenvolvedores do Ubuntu também decidem adotar a poderosa sessão WirePlumber e o gerenciador de políticas para o PipeWire.

Como você pode ver na captura de tela acima, e o Ubuntu 22.10 não executa mais o PulseAudio. E, por enquanto, o WirePlumber não é instalado por padrão, mas você pode instalá-lo a partir dos arquivos principais.

O Ubuntu 22.10 também será fornecido com o GCC 12 como o compilador de sistema padrão, bem como muitas das mais recentes tecnologias GNU/Linux e software de código aberto, incluindo o próximo ambiente de desktop GNOME 43, LLVM 15, systemd 251, GNU C Library 2.36, GNU Binutils 2.39, OpenLDAP 2.6 e provavelmente kernel Linux 5.19.

Veja também
Como instalar o servidor de áudio PipeWire no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile