E foi lançado o Ubuntu 23.10 com o GNOME 45, novo App Center, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Sim. A Canonical finalmente lançou o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur, a última iteração deste que é um dos sistemas operacionais de código aberto mais populares.
Confira as novidades dos sabores oficiais do Ubuntu 23.10
Novidades do Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur
O Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur traz recursos novos e atualizados, incluindo um novo App Center para localizar, baixar e instalar software, suporte para armazenamento de chaves de criptografia para criptografia completa de disco em um TPM (Trusted Platform Module) e suporte para novo hardware, incluindo computadores de placa única, como Raspberry Pi 5 e SiFive HiFive Pro P550.
A Canonical afirma que adicionar suporte para armazenamento de chaves de criptografia em um TPM ao Ubuntu Desktop 23.10 permite que usuários ou administradores de TI habilitem a criptografia completa do disco sem a necessidade de inserir uma chave de acesso na inicialização.
Dito isto, é um recurso experimental nesta versão, mas a empresa diz que espera trazer “suporte de hardware mais amplo para este recurso” com o lançamento do Ubuntu 24.04 LTS em abril de 2023.
O suporte para o Raspberry Pi 5 foi praticamente óbvio, já que a Canonical oferece suporte a outros dispositivos Raspberry Pi há alguns anos, e o modelo mais novo traz o dobro do desempenho, então deve ser mais do que capaz de suportar a versão mais recente do Ubuntu.
Mas a Canonical também tem feito esforços para portar seu sistema operacional para suportar a arquitetura RISC-V nos últimos anos, e a placa SiFive HiFive Pro P550 (Intel Horse Creek) é uma das placas de desenvolvimento RISC-V mais poderosas e versáteis até o momento.
Outras mudanças incluem uma atualização para o kernel Linux 6.5, um novo App Center projetado em Flutter com melhor funcionalidade de pesquisa e suporte para escolher entre pacotes Snap e .deb, e suporte aprimorado para ladrilhos de janela.
Como acontece com todas as versões recentes do Ubuntu, a versão padrão do sistema operacional vem com o ambiente de desktop GNOME, e o Ubuntu 23.10 virá com o GNOME 45 (e alguns novos papéis de parede).
Alguns dos aplicativos Snap padrão receberam melhorias de desempenho, como o Firefox Snap, que agora vem com o modo Wayland nativo habilitado por padrão ao usar a sessão Wayland para uma experiência de navegação mais rápida.
O Ubuntu Desktop Installer também foi atualizado com uma opção experimental de instalação ZFS on Root e instalação mínima como opção de instalação padrão. Outro recurso experimental introduzido no Ubuntu 23.10 é o suporte para desbloquear instalações criptografadas de disco completo sem digitar uma senha em dispositivos compatíveis com TPM 2.0.
Outras mudanças incluem Netplan como back-end de armazenamento de configurações padrão para NetworkManager, aplicativo GNOME Clocks pré-instalado, um novo aplicativo autônomo de atualização de firmware para atualizar o firmware do seu dispositivo rapidamente, suporte para placas Raspberry Pi 5 e SiFive HiFive Pro P550 e certificado de máquina suporte de registro automático dos Serviços de Certificados do Active Directory.
Nos bastidores, o Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) usa GCC 13 como instalador de sistema padrão, GNU Binutils 2.41, PHP 8.2, GNU C Library (glibc) 2.38, Go 1.20, LLVM 17 e muitas das tecnologias GNU/Linux mais recentes.
Mas o Ubuntu também vem em vários “sabores” oficiais diferentes, com diferentes ambientes de desktop. Novas compilações também devem ser lançadas hoje (ou em breve) para Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu Cinnamon, Ubuntu MATE, Ubuntu Unity, Ubuntu Studio, Ubuntu Kylin e Edubuntu.
Como o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur não é um lançamento LTS (Long Term Support), ele só será oficialmente suportado com correções de bugs e outras atualizações de software por 9 meses após o lançamento (ou cerca de 3 meses após o lançamento da próxima versão do Ubuntu).
Os usuários que procuram algo um pouco mais estável podem conferir o Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish, que deve ser suportado pelo menos até abril de 2027 e com suporte estendido disponível para assinantes do Ubuntu Pro, até abril de 2032).
Para mais detalhes, a nota de lançamento do Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur podem ser encontrada nesse endereço:
Notas de lançamento do Ubuntu
Baixe e experimente o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur
Se você já usa o sistema, basta atualizá-lo:
Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO do Ubuntu Lunar Lobster já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente (os links abaixo ainda estão sendo atualizados pela Canonical):
Ubuntu 23.10 (desktop e servidor)
Kubuntu 23.10
Xubuntu 23.10
Lubuntu 23.10
Ubuntu Studio 23.10
Ubuntu MATE 23.10
Ubuntu Budgie 23.10
Ubuntu Kylin 23.10
Ubuntu Unity 23.10
Ubuntu Cinnamon 23.10
Ubuntu Edubuntu 23.10
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux