Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo

É isso mesmo, o Ubuntu é usado em todo o mundo. A Canonical revelou as métricas iniciais de desktop coletadas dos usuários do Ubuntu 18.04 LTS desde o lançamento do sistema operacional em abril de 2018 e esse foi o maior destaque do relatório.


Durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), a Canonical anunciou que haveria uma ferramenta opcional de coleta de dados pessoais e de SO implementada no sistema operacional para ajudá-los a melhorar o Ubuntu.

Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo
Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo

Mais tarde, mais perto da versão final, foi revelado que a ferramenta de coleta de dados foi implementada em uma nova tela de boas-vindas, que seria exibida apenas uma vez após a primeira inicialização.

Os dados coletados pela Canonical para melhorar o seu sistema operacional continham informações sobre o sabor e a versão do Ubuntu, configurações dos usuários, software instalado, conectividade de rede, fabricante OEM, família de CPU, RAM, tamanho do disco, resolução de tela, fornecedor e modelo da GPU, bem como a localização dos usuários com base nas opções escolhidas durante a instalação.

Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo

Segundo a empresa, isso ajudaria a entender melhor as necessidades de seus usuários e suas configurações de hardware, para tornar o Ubuntu mais rápido e melhor suportado.

Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo

A Canonical disse que os dados coletados serão divulgados em algum momento, e no último dia 22/06, a empresa revelou as primeiras métricas de desktop para seu sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que de acordo com os dados, está sendo usado em todo o mundo.

Sobre os dados, Will Cooke, diretor do Ubuntu Desktop, disse o seguinte:

“Esses dados são baseados no fuso horário selecionado na instalação e não na geocodificação do endereço IP. Não armazenamos o endereço IP. Os EUA têm a maior concentração, mas isso pode ser distorcido pelas pessoas que usam os padrões durante a instalação. Brasil, Índia China e Rússia também são grandes usuários do Ubuntu e nós temos usuários literalmente em todo o mundo, em todos os países.”

Os dados coletados pela Canonical até o momento, durante os últimos dois meses, daqueles que instalaram o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) em seus computadores, revelaram vários outros fatos interessantes, como a informação de que a instalação média do Ubuntu Desktop leva cerca de 18 minutos, que um quarto dos usuários O Ubuntu 18.04 LTS escolhe atualizar de uma versão anterior, e que 15% dos usuários usam a recém-introduzida instalação mínima.

Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo

No que diz respeito às configurações de hardware, a maioria dos usuários usa o Ubuntu 18.04 LTS em um computador com uma única CPU (embora informações sobre núcleos de CPU ainda não tenham sido reveladas), 4 GB ou 8 GB de RAM e uma tela Full HD (1080p).

Além disso, parece que a maioria dos usuários limpa seus discos e reinstale o Ubuntu do zero, baixa as atualizações durante a instalação e instala os add-ons restritos.

Resultado da coleta de dados: Ubuntu é usado em todo o mundo

A Canonical disse que todas essas informações coletadas dos usuários do Ubuntu permanecem anônimas e que planejam implementá-las em um site público que será revelado nos próximos meses durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish), que está agendado para ser lançado em 18 de outubro de 2018.

Para mais informações, confira a página Github do Ubuntu Report.

O que você achou dessas informações? Você concorda com essa coleta de dados? Deixe sua opinião nos comentários.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO