Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi lançado

Martin Wimpress anunciou o lançamento do Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Ubuntu MATE é uma distribuição Linux de desktop que visa trazer a simplicidade e a elegância do sistema operacional Ubuntu através de um ambiente de desktop clássico e tradicional – o desktop MATE.

MATE é a continuação do ambiente de área de trabalho GNOME 2, que foi usado como área de trabalho padrão do Ubuntu até a 10.10 (quando foi substituído pelo Unity).

O projeto começou sua vida como um “remix” do Ubuntu, mas a partir da versão 15.04, foi formalmente aceito como membro oficial da família Ubuntu de distribuições Linux.

Agora, o mantenedor do Ubuntu MATE, Martin Wimpress, anunciou no Twitter o lançamento e a disponibilidade geral do sistema operacional Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi.

Novidades do Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi

Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi lançado
O Ubuntu MATE 22.04 LTS chegou em 21 de abril de 2022, como parte do lançamento do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), mas apenas para PCs de 64 bits.

A partir de agora, o Ubuntu MATE 22.04 LTS também está disponível para placas Raspberry Pi, como Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 3+, Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi CM4 (Compute Module 4).

O Ubuntu MATE 22.04 LTS focado no Raspberry Pi vem com todos os recursos do Ubuntu MATE 22.04 LTS para PCs, como o mais recente ambiente de desktop MATE 1.26, kernel e pilhas gráficas mais recentes e uma cadeia de ferramentas recente, mas também algumas melhorias e novos recursos direcionados ao Raspberry Dispositivos Pi.

Por exemplo, a nova versão vem com um compositor aprimorado, melhor desempenho de reprodução de vídeo, suporte a zswap (lz4) ativado por padrão para uma experiência mais suave, bem como tamanhos de imagem otimizados.

Outros recursos incluem suporte a Wi-Fi, Ethernet e Bluetooth em modelos compatíveis, expansão automática do sistema de arquivos online, saída de vídeo via composto ou HDMI, saída de áudio via conector de áudio de 3,5 mm ou HDMI, acesso GPIO via GPIO Zero e WiringPi, suporte para inicialização USB , bem como a habilitação do driver VC4/V3D (full KMS) por padrão.

Segundo a página do projeto:

“O Ubuntu MATE para o Raspberry Pi fornece um ambiente de desktop completo e familiar que pode ser usado para computação básica de desktop. Também é de interesse para fabricantes e hackers de dispositivos que desejam direcionar o Ubuntu para seus projetos.”

Se você estava esperando para instalar o Ubuntu MATE 22.04 LTS no seu dispositivo Raspberry Pi, você pode baixar as imagens para arquiteturas ARM64 (AArch64) ou ARMhf agora mesmo no site oficial (links mais abaixo). As imagens ARM64 são recomendadas para modelos Raspberry Pi com mais de 2 GB de RAM.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Ubuntu MATE 22.04 LTS para Raspberry Pi

Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo:
Como atualizar para o Ubuntu 22.04 LTS via terminal (server e desktop)

Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO do Ubuntu MATE 22.04 LTS para dispositivos Raspberry Pi já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.