Novo modo de bloqueio melhora a segurança para o iPhone, iPad e Mac

Se você é jornalista, ativista ou alguém com alto risco de ataque, o novo modo de bloqueio melhora a segurança para o iPhone, iPad e Mac.

A Apple introduziu um novo recurso de segurança que a maioria das pessoas provavelmente nunca usará, mas que pode ser útil se você for um jornalista, ativista ou funcionário do governo com alto risco de um ataque sofisticado e direcionado.

Novo modo de bloqueio melhora a segurança para o iPhone, iPad e Mac

Novo modo de bloqueio melhora a segurança para o iPhone, iPad e Mac
Novo modo de bloqueio melhora a segurança para o iPhone, iPad e Mac

O modo de bloqueio, que será lançado neste outono para iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura, basicamente torna muito mais difícil para um invasor infectar seu dispositivo com malware. Mas faz isso tornando seu telefone, tablet ou computador muito menos útil.

Uma vez ativado, o Modo de bloqueio, por exemplo, colocará algumas das seguintes restrições em dispositivos Apple suportados:

  • Mensagens: a maioria dos anexos está bloqueada, alguns outros recursos não estão disponíveis.
  • FaceTime: as chamadas de pessoas para as quais você ainda não ligou nos últimos 30 dias serão bloqueadas.
  • Navegação na Web: Alguns recursos e tecnologias estão bloqueados.
  • Álbuns compartilhados: você não os verá no aplicativo Fotos e não poderá receber convites para novos álbuns compartilhados.
  • Conexões do dispositivo: as conexões com fio para outro dispositivo ou acessório são bloqueadas enquanto seu dispositivo está bloqueado.
  • Serviços Apple: Os convites para Serviços Apple de pessoas que você não convidou anteriormente são bloqueados.
  • Perfis: não há suporte para instalar perfis de escola, trabalho ou outros perfis de configuração.

A empresa diz que outros recursos e restrições serão adicionados ao Lockdown Mode no futuro, e a Bloomberg relata que uma versão do Lockdown Mode também pode chegar a outros dispositivos da Apple, incluindo o Apple Watch no futuro.

A Apple diz que o Lockdown Mode foi projetado para “o número muito pequeno de usuários que enfrentam ameaças graves e direcionadas à sua segurança digital”, e a empresa claramente não espera que a maioria das pessoas use o recurso.

Mas pode oferecer um nível extra de proteção para pessoas em risco, ou dar uma desculpa para tornar seu telefone um pouco menos útil se você precisar fugir das distrações da vida digital moderna.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.