Ubuntu Touch OTA-1 Focal lançado com base no Ubuntu 20.04 lts

E foi lançado o Ubuntu Touch OTA-1 Focal com base no Ubuntu 20.04 LTS. Confira os detalhes desse update e veja como instalar.

Ubuntu Phone (Ubuntu Mobile OS ou Ubuntu Touch) é um sistema operacional para tablets e smartphones baseado no kernel do Linux, desenvolvido inicialmente pela Canonical.

Infelizmente, não muito tempo depois, a empresa anunciou que iria abandonar o desenvolvimento do sistema, e o pessoal do UBports se comprometeu em dar continuidade ao projeto.

Por conta disso, o projeto está continuamente desenvolvendo e liberando atualizações do sistema. Algo importante e que demostra bem o espirito colaborativo de um projeto comunitário de software livre.

Agora, a UBports Foundation lançou a atualização do software Ubuntu Touch OTA-1 Focal para dispositivos Ubuntu Phone com várias melhorias e mais correções de bugs.

Novidades do Ubuntu Touch OTA-1 Focal

Ubuntu Touch OTA-1 Focal lançado com base no Ubuntu 20.04 LTS
Ubuntu Touch OTA-1 Focal lançado com base no Ubuntu 20.04 LTS

Sim. A UBports lançou uma nova atualização estável baseada no Ubuntu 20.04 LTS, intitulada Ubuntu Touch OTA-1 Focal. Este é o culminar de mais de um ano de trabalho árduo na portabilidade do Ubuntu Touch do Ubuntu 16.04 para o Ubuntu 20.04 LTS.

Como esperado, o lançamento do Ubuntu Touch OTA-1 Focal executa a IU Lomiri, que é um fork da interface móvel Unity8 desenvolvida e mantida pela UBports, que deseja disponibilizá-la para outras distribuições além do Ubuntu.

Outros recursos dignos de nota incluem a adoção do sistema systemd init, Ayatana Indicators e Waydroid, um novo estilo de portabilidade para portadores de dispositivos, bem como suporte para a construção de muitos componentes contra GCC 12 e Qt 5.15 LTS, para que seja mais fácil portar o Ubuntu Touch para versões mais recentes do Ubuntu, como o Ubuntu 22.04 LTS.

Alguns bugs e melhorias também estão presentes no lançamento do Ubuntu Touch OTA-1 Focal, como uma correção para um problema ao tentar silenciar o microfone do telefone durante chamadas telefônicas, uma correção para um problema de menu de contexto no Morph Browser, bem como como correções para vários problemas ao receber mensagens MMS.

Além disso, esta versão melhora a integração XWayland e melhora o suporte para execução de aplicativos X11 legados em Lomiri, adiciona suporte para códigos PIN entre 4 e 12 dígitos, atualiza os dados do provedor de banda larga, adiciona suporte para USB-C USB-PD, melhora a integração PAM/logind, e atualiza vários efeitos Lomiri.

O Morph Browser recebeu decodificação de vídeo acelerada por hardware com suporte para reprodução de vídeo de até 2K e suporte para bate-papo por vídeo, o aplicativo Câmera agora suporta leitura de código de barras, o aplicativo Messaging agora permite que você amplie o texto da conversa usando um gesto de beliscar e espalhar e o O aplicativo Addressbook agora permite que os usuários adicionem notas para um contato e um endereço de URL.

A atualização Focal Fossa Ubuntu Touch OTA-1 está atualmente disponível apenas para dispositivos Fairphone 4, Google Pixel 3a, Vollaphone 22, Vollaphone X e Vollaphone. UBports também mencionou o fato de que esta versão suporta telefones Android com Android 9 ou posterior.

Ou seja, o Ubuntu Touch OTA-1 Focal é oficialmente compatível com cinco telefones no lançamento. Ele também pode ser executado em vários outros telefones, mas alguns recursos podem não estar totalmente funcionais ainda.

Compilações para o PinePhone, PinePhone Pro e PineTab também estão em andamento.

Embora o Ubuntu Touch seja um sistema operacional para smartphone baseado em Linux, ele faz uso do Halium para que o sistema operacional possa se comunicar com o hardware do smartphone usando drivers Android. OTA-1 Focal oferece suporte a dispositivos fornecidos com Android 9 ou posterior.

E embora um dos principais atrativos do software Linux móvel como o Ubuntu Touch possa ser o fato de não ser Android ou iOS, existem alguns aplicativos móveis disponíveis para essas plataformas que podem não rodar nativamente no Linux.

Portanto, o Ubuntu Touch oferece suporte a software que permite executar alguns aplicativos Android em um contêiner.

Compilações anteriores do Ubuntu Touch usavam o Anbox para isso, mas o OTA-1 Focal se move para o Waydroid .

Para saber mais sobre essa versão do Ubuntu Touch OTA-24, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

A atualização do Ubuntu Touch OTA-1 Focal agora está sendo implementada em todos os dispositivos com suporte. Os usuários podem atualizar suas instalações selecionando o canal estável 20.04 em Configurações do sistema > Atualizações > Configurações > Canais.

No entanto, o lançamento levará até uma semana para ser concluído, portanto, verifique novamente em um ou dois dias se ainda não estiver vendo a atualização.

Observe que os dispositivos PinePhone e PineTab são atualizados independentemente do resto dos dispositivos oficialmente suportados.

Uma lista de dispositivos suportados e opções de download pode ser encontrada na página Dispositivos do projeto.

Os usuários existentes do Ubuntu Touch no canal ‘stable’ (que é selecionado por padrão no UBports Installer) recebem a atualização OTA-22 através da tela Updates de System Settings.

Os dispositivos receberão a atualização aleatoriamente. Essa propagação é para nos dar tempo de interromper uma atualização ruim no futuro (caso isso se torne necessário), não para acomodar quaisquer restrições de largura de banda.

Se desejar receber a atualização imediatamente, ative o acesso ADB e emita o seguinte comando sobre ‘adb shell’:
sudo system-image-cli -v -p 0 --progress dots
Seu dispositivo irá baixar a atualização e instalá-la. Este processo pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de download.

Já os novos usuários do Ubuntu Touch encontrarão instruções para instalar o Ubuntu Touch em seu dispositivo em devices.ubuntu-touch.io.

Novos usuários podem usar o instalador UBPorts Ubuntu Touch com dispositivos compatíveis. Observe que, embora o PinePhone e o PineTab sejam oficialmente compatíveis, eles são atualizados independentemente de outros dispositivos e não receberão uma única atualização chamada OTA-16. Mas eles devem obter atualizações de canal estáveis, incluindo muitos dos mesmos recursos em algum ponto.

Lembre-se de que, se ainda não estiver executando o Ubuntu Touch em seu telefone ou tablet, você precisará de uma das várias dezenas de dispositivos compatíveis para instalá-lo (a menos que você queira tentar transferi-lo para um novo dispositivo).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.