UDisks 2.10 lançado com suporte nativo a NVMe e RAID LVM2

E foi lançado o UDisks 2.10 com suporte nativo a NVMe e RAID LVM2, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O udisks fornece um daemon udisksd, que implementa interfaces D-Bus usadas para consultar e manipular dispositivos de armazenamento, e uma ferramenta de linha de comando udisksctl, usada para consultar e usar o daemon.

Na prática, o UDisks é uma camada de abstração definida, que fornece um daemon e ferramentas para a manipulação de discos e dispositivos de armazenamento no Linux.

Agora, o UDisks 2.10 foi lançado na semana passada.

Novidades do UDisks 2.10

UDisks 2.10 lançado com suporte nativo a NVMe e RAID LVM2
UDisks 2.10 lançado com suporte nativo a NVMe e RAID LVM2

O UDisks 2.10 incorpora as alterações da API libblockdev 3.0, incluindo o particionamento agora sendo tratado pelo libfdisk, vários plug-ins removidos e definições de sistema de arquivos suportadas sendo movidas para libblockdev.

Com os UDisks 2.10, agora há suporte nativo para dispositivos de armazenamento NVMe usando a biblioteca libnvme abaixo. Este suporte de disco NVMe nativo leva essa tecnologia mais recente para apresentar paridade com unidades ATA mais antigas.

Monitoramento de integridade, autotestes de dispositivo, exclusão segura, identificação estendida e outros recursos agora funcionam com UDisks para unidades NVMe. Há também suporte inicial NVMe-over-Fabrics.

O UDisks 2.10 também traz correções de modo FIPS, suporte para RAID LVM2, UUID de volumes BitLocker agora devidamente expostos, aprimoramentos de conclusão de bash e zsh e várias correções e outras alterações, mantendo a estabilidade da API existente.

Para saber mais sobre essa versão do UDisks, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o UDisks 2.10

UDisks faz parte de boa parte das distribuições Linux. Portanto, para obter a versão mais recente desse software, mantenha seu sistema atualizado.

Mas você pode tentar instalar ele manualmente, seguindo algumas das instruções abaixo:

UDisks tem várias dependências listadas em packaging/udisks2.spec.

Se você executar uma distribuição baseada em rpm, instale as dependências com o comando:
dnf builddep -y packaging/udisks2.spec

Para configurar e instalar os UDisks, execute as seguintes tarefas:
./autogen.sh

A funcionalidade adicional dos UDisks para monitoramento e gerenciamento é dividida em vários módulos: BTRFS, iSCSI, libStorageManagement, LVM2 e LVM Cache Por padrão, nenhum módulo adicional será construído.

Para construir UDisks com (um) módulo(s) escolhido(s), forneça ou deixe estas opções de configuração para o script configure:
./configure --enable-btrfs --enable-iscsi --enable-lsm --enable-lvm2

É possível habilitar todos os módulos de uma só vez:
./configure --enable-modules

A compilação e instalação reais:
make
make install

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.