Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Universal Android Debloater desativa aplicativos indesejados do sistema, sem necessidade de root

Se o Android está “carregado” demais, o Universal Android Debloater desativa aplicativos indesejados do sistema, sem necessidade de root.

A maioria dos smartphones Android vem com pelo menos alguns aplicativos básicos pré-instalados. Alguns vêm com muitos aplicativos que você pode não querer ou precisar.

E embora isso não seja algo exclusivo do dispositivo Android, o bloatware que muitas vezes vem com PCs com Windows geralmente pode ser desinstalado.

O bloatware do Android é uma noz mais difícil de quebrar, porque muitas vezes é escrito na partição do sistema do seu dispositivo, o que significa que não pode ser totalmente removido sem acesso root.

Mas você pode evitar que aplicativos indesejados sempre rodem ou consumam preciosos recursos de CPU ou RAM. É possível fazer isso com uma série de comandos Android Debug Bridge. Ou você pode simplificar as coisas usando um utilitário gratuito chamado Universal Android Debloater.

Universal Android Debloater desativa aplicativos indesejados do sistema, sem necessidade de root

Universal Android Debloater desativa aplicativos indesejados do sistema, sem necessidade de root

Em suma, este aplicativo remove aplicativos de sistema pré-instalados da partição de dados acessível ao usuário de seu telefone Android, tablet ou outro dispositivo.

Embora os aplicativos “removidos” ainda ocupem espaço no armazenamento do sistema, o script Universal Android Debloater impedirá que sejam carregados na memória – mesmo depois de reiniciar o dispositivo.

Mas, você ainda precisa de um pouco de conhecimento técnico para executar o utilitário.

Fazer isso envolve habilitar opções de desenvolvedor em seu dispositivo Android e então conectá-lo ao seu computador com um cabo USB e executar um script de linha de comando que irá “remover” aplicativos indesejados em massa.

Esse script é executado nativamente em janelas de terminal do Linux ou macOS, mas os usuários do Windows precisarão instalar o subsistema do Windows para Linux ou outro ambiente semelhante ao Unix que permitirá a execução de scripts bash.

Se isso não o assustar, a próxima etapa é executar o script que comparará seu dispositivo com um conjunto de listas de bloatware para identificar aplicativos a serem desinstalados.

Existem listas de debloat para vários fabricantes de telefones, operadoras sem fio e listas universais para aplicativos que geralmente são pré-instalados por fabricantes de chips ou outros aplicativos potencialmente indesejados do Google, Facebook, Amazon ou Microsoft, por exemplo.

Você também pode consultar as listas padrão e remover todos os aplicativos que deseja manter antes de executar o script.

No caso de você acidentalmente acabar removendo aplicativos que deseja manter, o processo é reversível – um dos recursos do software é a reinstalação de pacotes de sistema.

Mas você pode perder quaisquer dados de usuário associados a esses aplicativos, então provavelmente é uma boa ideia fazer backup de todos os dados que puder antes de começar.

Você pode descobrir mais sobre o Universal Android Debloater lendo a FAQ ou checando o tópico oficial do projeto no fórum xda-developers. Ou você pode simplesmente baixar a versão mais recente e experimentá-la seguindo as instruções “How to use it” (Como usar isso) na página GitLab do projeto.

Sair da versão mobile