Conheça o unsnap, uma ferramenta que permite converter pacotes snap para Flatpak. Confira os detalhes desse poderoso utilitário.
Flatpak e Snap são dois formatos de pacotes universais, que permitem instalar programas na maioria das distribuições Linux sem complicações. Ambos já estão aí há um bom tempo e vieram para ficar.
Mas e quando o usuário não encontra um pacote Flatpak daquele programa, mas ele existe no formato Snap. Isso é algo que surge quando muitos usuários estão reclamando desse tipo de pacote da Canonical e buscam cada vez mais outros formatos de pacotes universais.
Bom, para isso surgiu o unsnap.
unsnap, uma ferramenta que permite converter pacotes snap para Flatpak
O unsnap é uma ferramenta gratuita e de código aberto, licenciada sob a licença do MIT e escrita por Alan Pope. Este é um programa de linha de comando que permitirá converter pacotes snap para Flatpak.
O melhor de tudo é que não é nada complicado, em duas etapas simples o processo de conversão de pacotes snap para Flatpak de qualquer software que você precisar será concluído.
Baseia-se em alguns scripts que automatizam este trabalho, e que podem ser modificados pelos usuários se necessário para adaptá-los às suas necessidades.
Se você deseja migrar qualquer pacote de snap para Flatpak em uma máquina Linux, unsnap é o que você está procurando.
Embora ainda esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento (atualmente é considerada uma versão Pré-Alfa, portanto não deve ser usada em máquinas de produção), já é bastante funcional e economizará muito trabalho.
Além disso, Alan Pope, seu desenvolvedor, conhece esses pacotes muito bem, tendo trabalhado anteriormente para a Canonical, que surgiu com os snaps.
Existem outras ferramentas como o snap2flat que também se destinam ao mesmo propósito. Isso está em um estado mais avançado de desenvolvimento do que o unsnap.
A ideia por trás desta ferramenta de unsnap é muito simples, converter facilmente pacotes de um formato para outro, como fez o alien, entre outros. E tudo em duas etapas.
Você simplesmente clona o repositório para o seu sistema e executa o comando unsnap ou unsnap auto, e você tem os scripts necessários prontos para serem executados.
Por fim, para visualizar o código-fonte dos scripts unsnap, baixe ou saiba mais sobre uso e comandos, visitando o site do projeto no GitHub.