USB4 versão 2 suportará velocidades de até 80 Gbps

Segundo o USB Promotor Group, a especificação USB4 versão 2 suportará velocidades de até 80 Gbps, graças um novo cabo ativo USB Type-C.

Sim. A próxima geração de dispositivos USB pode suportar velocidades de transferência de dados de até 80 Gbps, o que seria duas vezes mais rápido que os produtos Thunderbolt 4 da geração atual.

USB4 versão 2 suportará velocidades de até 80 Gbps

USB4 versão 2 suportará velocidades de até 80 Gbps
USB4 versão 2 suportará velocidades de até 80 Gbps

O USB Promotor Group diz que planeja publicar a nova especificação USB4 versão 2.0 antes dos eventos do USB Developer Days deste ano agendados para novembro, mas pode levar alguns anos até que novos cabos, hubs, PCs e dispositivos móveis com a nova tecnologia sejam disponível para compra.

De acordo com o grupo, o novo protocolo fará uso dos mesmos cabos e conectores USB Type-C do USB4 versão 1.0.

Na verdade, se você já possui um cabo passivo USB tipo C capaz de velocidades de 40 Gbps, poderá usar esse mesmo cabo com hardware de última geração para atingir velocidades de até 80 Gbps.

Mas o novo padrão também apresentará um novo cabo ativo USB Type-C projetado especificamente para velocidades de até 80 Gbps.

O novo padrão também é compatível com versões anteriores, o que significa que, se você comprar um novo dispositivo com suporte a USB 4 v2, ele ainda funcionará com hardware mais antigo com conectividade USB 2.0, 3.2 ou Thunderbolt 3. Você simplesmente não poderá aproveitar as velocidades máximas.

O USB Promotor Group diz que a nova especificação também trará atualizações para “alinhar-se com as versões mais recentes das especificações DisplayPort e PCIe”, bem como suporte para velocidades de encapsulamento de dados superiores a 20 Gbps sobre USB 3.2.

Vale a pena ter em mente que é provável que nem todos os dispositivos USB4 v2 aproveitem o aumento de velocidade.

O grupo ainda não anunciou velocidades mínimas para USB4, mas a primeira versão da especificação permitiu que os fabricantes de produtos construíssem dispositivos com velocidades de transferência de dados tão baixas quanto 20 Gbps ou tão altas quanto 40 Gbps.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.