Usuários do Google Drive relatam perda de meses de dados armazenados

Desde a semana passada nos fóruns de suporte do Google, usuários do Google Drive relatam perda de meses de dados armazenados.

O Google Drive é um serviço de armazenamento baseado em nuvem que permite às pessoas armazenar e acessar arquivos de qualquer dispositivo conectado à Internet por meio de sua conta Google.

É um serviço amplamente utilizado por indivíduos e empresas (como parte do Google Workspace).

Agora, os usuários do Google Drive estão relatando que os arquivos recentes armazenados na nuvem desapareceram repentinamente, com o serviço em nuvem revertendo para um instantâneo de armazenamento como era por volta de abril-maio ​​de 2023.

Usuários do Google Drive relatam perda de meses de dados armazenados

Usuários do Google Drive relatam perda de meses de dados armazenados
Usuários do Google Drive relatam perda de meses de dados armazenados

Um problema de tendência relatado nos fóruns de suporte do Google a partir da semana passada descreve uma situação em que as pessoas dizem que perderam dados recentes e alterações na estrutura de pastas.

“Há um problema sério aqui que precisa ser escalado com urgência. Temos um tíquete de suporte aberto, isso não tem sido útil até o momento”, disse um usuário do Google Drive no tópico de suporte.

“Pago a mais todo mês para armazenar pastas na nuvem para que fiquem seguras, por isso é devastador que todo o meu trabalho pareça ter sido perdido”, postou outro usuário do Google Drive.

Os registros de atividades nas contas afetadas não mostram nenhuma alteração recente, confirmando que os próprios usuários não as excluíram acidentalmente.

No geral, não há indícios de erro do usuário, mas sim de um problema no sistema do serviço que impediu a sincronização de dados entre os dispositivos locais e o Google Cloud em algum momento.

Alguns usuários têm caches off-line que podem conter os dados ausentes, mas não existe nenhum método conhecido para restaurar o acesso aos dados contidos neles.

Os agentes de suporte voluntários do Google postaram uma suposta resposta dos engenheiros de suporte do Google que confirma que já estão investigando o problema. No entanto, uma estimativa para uma correção ainda não foi fornecida.

“Aceite minhas sinceras desculpas se não conseguir participar da sessão do Google Meet. Estou acompanhando continuamente este caso e, para ser transparente com você, concordamos totalmente agora que você não é o único cliente afetado por esse comportamento.

Além do link do tópico que você forneceu, há outros administradores que relataram o mesmo comportamento que encontramos quando, após a atualização, há arquivos que desapareceram. Isso agora está sendo investigado por nossos engenheiros de produto e também estamos aguardando uma análise da causa raiz sobre como podemos corrigi-lo. Devido à investigação em andamento, ainda não podemos fornecer um ETA.

Também não recomendamos fazer alterações na pasta root/data enquanto aguardamos instruções de nossos engenheiros. Continuarei monitorando o comportamento do problema relatado por outros administradores e agendando um retorno de chamada amanhã no mesmo horário, esperando que haja progresso no dia que eu possa entregar antes da nossa sessão do Google Meet.” – Equipe de suporte do Google.

A recomendação para as pessoas afetadas é evitar fazer alterações na pasta raiz/dados até que a situação seja resolvida e a causa raiz do problema seja determinada.

Compreensivelmente, muitos utilizadores ficam frustrados com a perda de dados críticos que confiaram ao serviço baseado na nuvem e, em muitos casos, pagaram pelo alojamento dos seus ficheiros.

Um aspecto notável da situação é que os fóruns de suporte do Google são apoiados por voluntários com conhecimento ou compreensão limitada do serviço em nuvem, portanto, a falta de assistência eficaz em problemas críticos como este torna tudo ainda pior.

Nesta situação, os usuários do Google Drive devem evitar alterar o armazenamento em nuvem, pois isso pode complicar o processo de recuperação.

Em vez disso, sua melhor aposta seria entrar em contato com o Suporte do Google, abrir um novo caso e monitorar atualizações oficiais.

Até que o problema seja resolvido, seria mais prudente fazer backup de arquivos importantes localmente ou usar um serviço de nuvem diferente.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.