Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Valve está trabalhando para executar jogos do Windows no Linux

Parece que a Valve está trabalhando para executar jogos do Windows no Linux. Confira os detalhes dessa incrível possibilidade.


O cliente Steam é o software da Valve que permite acessar e jogar no PC. Ele também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários.
Valve está trabalhando para executar jogos do Windows no Linux

Apesar de tudo que ele oferece, infelizmente, ele ainda não permite executar todos os jogos Steam no Linux. É. Mas eu disse “ainda”.

Valve está trabalhando para executar jogos do Windows no Linux

Aparentemente a Valve está trabalhando nos bastidores para permitir que as ferramentas de compatibilidade de jogos Linux funcionem no Steam.

Essas ferramentas de compatibilidade permitem que os jogos desenvolvidos para o Windows funcionem no Linux, semelhante ao que a popular ferramenta Wine vem fazendo há anos no Linux e em outros sistemas operacionais baseados em Unix.

No início desta semana, cadeias de código foram descobertas pelo SteamDB no banco de dados do Steam.

O código parece estar referenciando um modo de compatibilidade ainda a ser revelado, completo com vários elementos da interface do usuário, um menu de configurações e o que parece ser a capacidade de forçá-lo.

O serviço é chamado Steam Play (via GamingOnLinux), com uma descrição que diz:

“O Steam Play instalará automaticamente ferramentas de compatibilidade que permitem que você jogue jogos de sua biblioteca que foram criados para outros sistemas operacionais.”

Curiosamente, a descrição de outra ferramenta explica que os usuários poderão selecionar uma ferramenta de compatibilidade para uso com jogos que não foram especificamente testados em sua plataforma específica, o que geralmente se refere a jogos do Windows que não incluem especificamente o suporte ao Linux.

Vale a pena notar que esses pacotes não fazem referência específica a nenhuma das outras ferramentas de compatibilidade conhecidas, como o Wine ou o DOSBox.

A Valve pode muito bem estar trabalhando em uma solução proprietária própria, o que faria sentido dado o nome.

O trabalho certamente está sendo feito em segundo plano, como você pode ver pelo número de atualizações dos Valve Compatibility Manifests for Beta Testing, mas a atualização mais recente ocorreu há quase dois meses, portanto talvez você não queira prender a respiração por um anúncio oficial.

Como o site observa, o cliente Linux da Steam atualmente não permite que os usuários lancem a ferramenta de compatibilidade do Linux Wine a partir do próprio cliente, então a próxima ferramenta pode ser uma forma de oferecer isso nativamente.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile