Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Vídeo sugere que um telefone com o JingOS Linux pode estar chegando

Um vídeo sugere que um telefone com o JingOS Linux pode estar chegando. Confira os detalhes dessa possibilidade e confira o vídeo.

JingOS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu projetada para imitar a aparência de sistemas operacionais sensíveis ao toque, como iOS e Android.

Desenvolvido por uma empresa chinesa chamada Jingling, o sistema operacional é baseado no Ubuntu Linux e apresenta uma interface de usuário amigável e personalizada.

Existem atualmente elementos do KDE e do Plasma Mobile, embora a Jingling diga que planeja acabar com o último e substituí-lo completamente por seu ambiente de área de trabalho Jing (JDE) ainda este ano.

Agora, em um vídeo postado em seu canal oficial no YouTube, o pessoal por trás do JingOS demonstra uma versão recente de sua distro rodando em um smartphone (sem marca), presumivelmente nativamente, em hardware ARM.

Não há muitas informações extras sobre o vídeo que você vê acima, mas não pude deixar de compartilhá-lo depois que o vi, já que o JingOS é um dos projetos mais empolgantes no espaço do Linux ultimamente.

Este clipe poderia ser uma dica de que a distro Linux focada em tablet não ficará apenas nisso no futuro?

Vídeo sugere que um telefone com o JingOS Linux pode estar chegando

Vídeo sugere que um telefone com o JingOS Linux pode estar chegando

Com base no JingOS v0.6, esta versão do sistema operacional utilizada carece de alguns recursos mais novos, mas oferece suporte a hardware ARM. No entanto, ele ainda não oferece suporte para orientação retrato e não parece haver suporte para dados móveis ou para fazer chamadas através de redes celulares.

Dito isso, o vídeo mostra uma interface de usuário atraente e amigável ao toque que responde rapidamente aos gestos da tela de toque e que parece ter animações suaves e rápidas para fazer coisas como iniciar aplicativos, alternar aplicativos e navegar em várias páginas da tela inicial.

Você também pode ver um painel de configurações rápidas que pode ser acessado arrastando para baixo do lado superior direito da tela, um teclado virtual que aparece quando você deseja inserir texto e suporte para gestos como deslizar para cima para dispensar um aplicativo em execução.

O cenário dos smartphones Linux está em péssimo estado de saúde graças, em grande parte, aos esforços de desenvolvimento em apoio ao aparelho PinePhone da Pine64 e ao Librem 5 da Purism.

O KDE Plasma, o ambiente de área de trabalho no qual a IU do JingOS foi construída, não é estranho ao celular, pois o Plasma Mobile foi recentemente selecionado como o sistema operacional padrão para o PinePhone.

JingOS não é exatamente sutil em encontrar “inspiração” no design do iPadOS da Apple. Isso pode se tornar um problema se o público do projeto aumentar a um grau considerável.

Homenagem não é a melhor estratégia a longo prazo, mas acho que há alguma lógica em adotar uma abordagem de “seguir o projeto” tão cedo: é mais fácil começar a trabalhar, pois os desenvolvedores podem se concentrar na criação da IU em vez de projetar.

Não que JingOS seja um clone puro, claro. Superficialmente semelhante? sim.

Mas o JingOS é tecnicamente distinto do iPadOS da Apple; é uma distro Linux construída com software de código aberto.

O lançamento recente do JingOS 0.8 tem bugs (não é uma crítica; o desenvolvimento tem que começar em algum lugar), mas é promissor.

Então, a ideia de a mesma interface do usuário ser comprimida para funcionar em telefones também? Isso é emocionante.

JingOS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu com portas ARM. Sua IU é apenas um ambiente de área de trabalho baseado no KDE Plasma. Existem alguns motivos técnicos pelos quais a distro não pode ser reduzida a telefones ou PCs completos.

Dito isso, seria uma vergonha se a JingOS perdesse sua atenção por buscar muitos formatos e muito cedo.

Se a JingOS for capaz de apresentar sua visão de um verdadeiro tablet Linux, isso poderá ser uma mudança no jogo. Um telefone é o próximo passo lógico – mas uma base sólida é essencial primeiro.

Este vídeo é uma prévia, mas permanece um pouco não funcional como um telefone real (você pode notar que não há conexão de celular no vídeo, ou qualquer aplicativo para fazer chamadas).

O JingOS v1.0 com suporte a ARM está atualmente programado para lançamento em ou por volta de 30 de junho.

Uma preocupação que vi sobre o projeto envolve a abordagem da Jingling para o software de código aberto – enquanto a empresa promete continuar a lançar o código-fonte, a Jingling apenas se compromete a “atualizar o projeto GitHub a cada semestre” e que “JingOS será gratuito para sempre.”

Sair da versão mobile