E foi lançado o VirtualBox 6.1.28 com suporte inicial ao kernels 5.14 e 5.15, e mais. Confiras as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 6.1.28.
Novidades do VirtualBox 6.1.28
O VirtualBox 6.1.28 chegou três meses após o VirtualBox 6.1.26 para apresentar o suporte inicial a convidado e host para as séries de kernel Linux 5.14 e 5.15.
Isso significa que agora você pode usar o VirtualBox em sistemas Linux com kernels Linux 5.14 ou 5.15, bem como para executar distribuições com kernels Linux 5.14 ou 5.15 dentro de máquinas virtuais.
Além disso, o VirtualBox 6.1.28 apresenta o suporte inicial para o próximo sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.5, melhora a detecção de módulos do kernel em hosts Linux para evitar reconstruções desnecessárias, corrige uma corrupção de exibição em sistemas Linux Mint e adiciona suporte de vínculos para Python 3.9.
Os recursos da área de transferência compartilhada viram algumas melhorias no VirtualBox 6.1.28, como a capacidade de impedir a redefinição da área de transferência do convidado quando o compartilhamento da área de transferência está desativado e algumas correções de VRDP para evitar um travamento do cliente RDP remoto quando o convidado não dados da área de transferência para relatar, bem como para forçar a conexão RDP a funcionar, mesmo quando o serviço de convidado se reconectar ao host.
Algumas melhorias de rede também estão presentes no VirtualBox 6.1.28, incluindo várias atualizações no suporte do dispositivo virtio-net, que agora pode lidar adequadamente com a desconexão do cabo no estado de VM salvo, bem como mais controle administrativo sobre os intervalos de rede.
O suporte de áudio também foi melhorado e o VirtualBox 6.1.28 agora permite retomar a reprodução da emulação AC’97 ao tirar um instantâneo, definir o volume de entrada na emulação HDA em convidados Linux modernos e não aborta mais a sessão VM após hibernação do computador.
Além disso, o VirtualBox 6.1.28 melhora a rolagem baseada no touchpad, soluciona um problema de tela preta da VM que ocorreu durante o primeiro redimensionamento após restaurar a máquina virtual do estado salvo, corrige um possível erro de gravação ao usar imagens VHD e corrige uma VM rara travar que pode ocorrer ao alterar as configurações em tempo de execução.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.