VirtualBox 6.1.34 lançado com suporte inicial para o Kernel 5.17

E foi lançado o VirtualBox 6.1.34 com suporte inicial para o Kernel 5.17, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.

Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.

Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 6.1.34, com suporte inicial para o kernel Linux 5.17, além de várias outras melhorias e correções de bugs.

Novidades do VirtualBox 6.1.34

VirtualBox 6.1.34 lançado com suporte inicial para o Kernel 5.17
VirtualBox 6.1.34 lançado com suporte inicial para o Kernel 5.17

O VirtualBox 6.1.34 é a décima sétima versão de manutenção da série VirtualBox 6.1 e vem três meses após o VirtualBox 6.1.32 com muitas mudanças para sistemas Linux.

Em primeiro lugar, ele apresenta suporte inicial para a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.17 para convidados e hosts Linux, o que significa que agora você poderá executar distribuições Linux alimentadas pelo kernel Linux 5.17 dentro de máquinas virtuais, também como instalar o VirtualBox em distribuições baseadas em Linux 5.17.

Além disso, o VirtualBox 6.1.34 introduziu suporte inicial para kernels Red Hat Enterprise Linux 8.6 no Linux Guest Additions, melhora o suporte para a série de kernel Linux 5.14 para convidados e hosts Linux e corrige um problema de redimensionamento de tela de convidado Linux que pode ocorrer em convidados mais antigos executando libXrandr 1.4 ou anterior.

Entre outras mudanças dignas de nota nesta versão, há uma correção para a emulação de instruções para “cmpxchg16b”, manipulação aprimorada de pacotes curtos na interface EHCI, uma correção para um possível travamento que poderia ocorrer durante a E/S do disco quando a E/S do host cache está desabilitado, manipulação de descritor aprimorada para E1000, instalação autônoma aprimorada, driver virtio-scsi aprimorado e uma correção para estados de carregamento NVMe quando nada está conectado à unidade.

Também melhorado nesta versão é o componente VBoxManage, que agora lida melhor com argumentos de linha de comando com aspas incompletas, apresenta uma nova opção --ipv6-prefix para definir o prefixo IPv6, bem como --ipv6-default para anunciar o IPv6 padrão route, oferece saída ‘natnetwork list’ melhorada e melhor documentação “usbdevsource add”.

Por último, mas não menos importante, o VirtualBox 6.1.34 abordou um problema que resultou na rejeição da geometria LCHS detectada quando o número de funcionários estava acima de 16.

Melhorias gerais nas áreas de rede IPv4 e IPv6 também estão presentes nesta versão, o que também melhora a importação de arquivos OVF por permitindo que os usuários especifiquem um controlador de armazenamento e/ou porta de controlador diferente para unidades de disco ao importar uma máquina virtual.

Claro, também existem várias melhorias para Solaris, FreeBSD, macOS e hosts/hosts do Windows, então confira o changelog completo para mais detalhes.

Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.

Como instalar ou atualizar o VirtualBox

Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.