VirtualBox 7.0.8 lançado com suporte inicial para o Kernel 6.3

E foi lançado o VirtualBox 7.0.8 com suporte inicial para o Kernel 6.3, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.

Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.

Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 7.0.8.

Novidades do VirtualBox 7.0.8

VirtualBox 7.0.8 lançado com suporte inicial para o Kernel 6.3
VirtualBox 7.0.8 lançado com suporte inicial para o Kernel 6.3

Chegando três meses após o VirtualBox 7.0.6, o lançamento do VirtualBox 7.0.8 está aqui para apresentar o suporte inicial para a próxima série de kernel Linux 6.3, com lançamento previsto para a próxima semana em 23 de abril, bem como suporte aprimorado para o Red Hat Enterprise Linux 8.7, Kernels Red Hat Enterprise Linux 9.1 e Red Hat Enterprise Linux 9.2.

Na verdade, esta nova versão do VirtualBox traz muitos benefícios do Linux, como a capacidade de ignorar a verificação de assinatura dos módulos do kernel especificando o parâmetro VBOX_BYPASS_MODULES_SIGNATURE_CHECK=”1″ em /etc/vbox/vbox.cfg para hosts Linux ou em /etc/virtualbox- guest-additions.conf para convidados Linux.

Essa alteração pode ser útil quando sua distribuição GNU/Linux não fornece as ferramentas necessárias para verificar as assinaturas dos módulos do kernel.

Além disso, o Linux Guest Additions e o instalador do host foram melhorados para detectar melhor se o sistema está executando systemd como o processo init padrão ou não, bem como suporte experimental para módulos do kernel e recarregamento de serviços do usuário no final da instalação processo, que elimina a necessidade de reinicializar o sistema convidado após a atualização do pacote Guest Additions.

Para completar, o VirtualBox 7.0.8 apresenta um subcomando modifynvram registermok que permite que a chave do proprietário da máquina seja registrada na NVRAM para permitir que o kernel guest do Linux a selecione para verificar as assinaturas dos módulos do kernel que são assinados com essa chave específica.

E tem mais, uma API foi adicionada para adicionar assinaturas à lista MOK (Chave do Proprietário da Máquina).

A interface gráfica do usuário também recebeu alguma atenção, trazendo de volta a caixa de seleção Restaurar instantâneo atual na caixa de diálogo Fechar VM, adicionando suporte para assistentes relacionados à nuvem para propor perfis ativados antes dos desativados, corrigindo o nome da VM e os editores incorporados do tipo de sistema operacional no painel Detalhes, e salvando e restaurando corretamente os valores da porta do filtro no editor de filtros USB das configurações da VM.

Fora isso, o VirtualBox 7.0.8 traz algumas pequenas correções para os sistemas FreeBSD 12.3 e pfSense 2.6.0, introduz melhorias gerais na área de visualização aninhada, aborda alguns problemas gráficos com convidados do Windows 7, corrige uma meditação de guru ao alterar os anexos de rede e corrige o envio do módulo de suporte criptográfico para criptografia completa da máquina virtual no Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.

Como instalar ou atualizar o VirtualBox

Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.