VKD3D-Proton 2.10 lançado com mais melhorias de desempenho

E foi lançado o VKD3D-Proton 2.10 com mais melhorias de desempenho. Confira as novidades dessa importante atualização.

O VKD3D-Proton é um fork do VKD3D, que visa implementar a API completa do Direct3D 12 em cima do Vulkan.

Aqueles que ainda são novos no VKD3D-Proton devem saber que ele suporta alterações, otimizações e aprimoramentos específicos do Proton para melhor desempenho de jogos Windows baseados em Direct3D 12, que ainda não são suportados na parte principal do vkd3d.

Entre as diferenças, há também um foco no uso de extensões Vulkan modernas e nos recursos de versões recentes de drivers gráficos para obter compatibilidade total com Direct3D 12.

Como tal, a Valve usa o fork especificado no pacote baseado em Wine para executar jogos do Windows Proton.

O suporte ao DirectX 9/10/11 no Proton é baseado no pacote DXVK e a implementação do DirectX 12 até agora foi baseada na biblioteca vkd3d (após a morte do autor do vkd3d, a CodeWeavers continuou o desenvolvimento deste componente e a comunidade de vinhos) .

Agora, a Valve anunciou o lançamento da nova versão do VKD3D-Proton 2.10.

Novidades do VKD3D-Proton 2.10

VKD3D-Proton 2.10 lançado com mais melhorias de desempenho
VKD3D-Proton 2.10 lançado com mais melhorias de desempenho

VKD3D-Proton 2.10 adiciona suporte para usar a extensão NV_memory_decompression da NVIDIA para implementar o suporte de compactação GDeflate acelerada por GPU do Microsoft DirectStorage.

Há também uma implementação baseada em shader substituto que funciona para o driver Radeon RADV.

VKD3D-Proton 2.10 também suporta o uso de NV_device_generated_commands_compute para tornar a computação GPU mais eficiente com a extensão DGC.

A atualização VKD3D-Proton 2.10 de hoje também tem suporte para Shader Model 6.7, suporte para várias novas extensões Vulkan, construção de estrutura de aceleração em lote e outros trabalhos de desempenho.

Tal como acontece com a maioria das versões do VKD3D-Proton, há também uma série de correções de bugs e soluções alternativas específicas para jogos. Entre as correções desta rodada estão os jogos Age of Wonders 4, Halo Infinite, Street Fighter 6, Unreal Engine 5 e muito mais.

O VKD3D-Proton agora usando construções de estrutura de aceleração em lote deve fornecer acelerações muito boas, pelo menos para rastreamento de raios RADV.

As notas de lançamento mencionam que “melhora enormemente o desempenho de construção” pelo menos para o driver RADV.

Anteriormente, essa proposta de mesclagem do Mesa para RADV era construída para estruturas de aceleração em lote no driver antes de ser decidido apenas construir a funcionalidade no próprio VKD3D-Proton.

Presumivelmente, uma nova versão do Proton será lançada em breve no Steam por ter essas melhorias mais recentes no Steam Play, o que é bastante provável, dado que DXVK 2.3 e DXVK-NVAPI 0.6.4 também foram lançados nos últimos dias.

Das outras mudanças que se destacam no VKD3D-Proton 2.10, temos os seguintes itens:
Para saber mais sobre essa versão do VKD3D-Proton, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o VKD3D-Proton

E se você quiser experimentar o Proton no Steam agora, já sabe que pode instalar o cliente Steam no site oficial, embora também o encontre nos repositórios da maioria das distribuições.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.