VLC Media Player ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads

Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, informou que o VLC Media Player ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads.

Sim. O reprodutor de mídia VLC já foi baixado mais de 5 bilhões de vezes em desktops e dispositivos móveis, com o lançamento mais recente registrando 335 milhões de downloads sozinho!

VLC Media Player ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads

VLC Media Player ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads
VLC Media Player ultrapassou a marca de 5 bilhões de downloads

Jean-Baptiste Kempf, presidente da VideoLAN, a organização sem fins lucrativos que desenvolve o VLC (e tecnologia relacionada), compartilhou o marco monumental em uma conversa com o editor do boletim informativo Lowpass, Janko Roettgers.

No mesmo bate-papo, Kempf também forneceu algumas informações sobre o que podemos esperar do VLC 4.0 quando ele for finalmente lançado (data a ser definida), e que existe uma versão do VLC para Apple Vision Pro (embora eles não estejam se comprometendo a lançá-lo formalmente). devido à baixa base de usuários do Vision Pro).

O VLC foi lançado pela primeira vez em 2001 e é um dos aplicativos de desktop de código aberto mais bem-sucedidos e reconhecidos de todos os tempos. O VLC está disponível para Windows, macOS, Linux, Android, iOS, vários BSDs, Solaris e até mesmo OS/2 e QNX.

Apesar de nossos hábitos de mídia modernos se inclinarem mais para serviços sob demanda e de streaming, parece que o VLC – o ‘canivete suíço’ dos reprodutores de mídia, graças à sua capacidade de reproduzir quase tudo que lhe é pedido – continua a crescer em popularidade.

O que significa que, ao contrário da percepção comum, as pessoas ainda querem reproduzir arquivos locais de vídeo e música que baixaram e reproduzir “formatos legados”, como CDs, DVDs e Blu-Rays.

Mesmo assim, os desenvolvedores do VideoLAN não estão interessados em deixar o jogador descansar sobre os louros (bem merecidos).

VLC 4.0 inclui reformulação da interface do usuário

Para que o VLC permaneça relevante, ele precisa continuar atendendo às necessidades dos usuários e ao que eles esperam de um aplicativo de mídia moderno.

Abrir o VLC 3.x apresenta uma tela em branco, portanto, para o VLC 4.x, os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova visualização padrão focada no conteúdo para apresentar aos usuários uma maneira de navegar visualmente em seu conteúdo de mídia e, uma vez configurado, fornecer uma visão geral imersiva de sua biblioteca de mídia imediatamente após o lançamento.

E como nem todo mundo tem a mídia que deseja assistir, há planos para incluir acesso a canais FAST para permitir que as pessoas abram o VLC e comecem a assistir algo com um clique, sem a necessidade de inserir URLs de stream, etc.

Claro, não se sabe quanto disso chegará à versão final. O próprio Kempf sugere que muitas das mudanças na interface do usuário atualmente exploradas nas compilações noturnas do VLC acabarão sendo revertidas antes do lançamento.

Experimente o VLC 4.0 Nightly Builds no Ubuntu

Compilação noturna do VLC (março de 2024) no Ubuntu
Você pode experimentar Nightly Builds (compilações noturnas) do VLC (para o que eventualmente se tornará v4.0) no Ubuntu baixando um pacote VLC nightly snap do site VideoLAN, que é gerado diariamente.

Se sua conexão com a Internet estiver lenta ou limitada, esteja ciente de que esses snaps têm cerca de 700 MB de tamanho.

Um VLC master daily PPA também está disponível, embora automatizado e não mantido pelos desenvolvedores da VideoLAN. Isso cria pacotes do VLC Git para a maioria das versões de suporte do Ubuntu.

Observe que os pacotes falham regularmente na compilação, e o VLC pede que você não envie relatórios de bugs para problemas nas compilações do PPA.

Ansioso para ver “o que está por vir”, instalei uma versão noturna do VLC no Ubuntu.

Como seria de esperar de qualquer coisa Nightly, a experiência geral foi menos que perfeita. Apresentava bugs, travava com frequência e o player lutava para manter o áudio sincronizado com o vídeo (o que é incomum para o VLC).

A interface renovada do VLC é interessante, mas parece, no Linux, muito inacabada. Quando consegui que o aplicativo reproduzisse um vídeo, ele renderizou conteúdo fora do aplicativo principal e sem controles de janela (o que tornou impossível fechar sem sair do VLC).

Como tudo isso é código WIP – não há data de lançamento fixa para o VLC 4.0 no momento em que este artigo foi escrito – esses problemas são esperados.

Ainda assim, o futuro do VLC parece muito bom.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.