Waveform Free – uma Workstation de áudio digital profissional para Linux

Waveform Free - uma Workstation de áudio digital profissional para Linux
Waveform Free - uma Workstation de áudio digital profissional para Linux

Conheça e veja como instalar o Waveform Free, uma Workstation de áudio digital profissional para Linux, que agora, está disponível gratuitamente.

Se você gosta de fazer música no Linux, sem dúvida ouviu sobre o Tracktion T7, que é considerada uma das melhores estações de trabalho de áudio digital gratuito (DAWs) existentes.

Waveform Free – uma Workstation de áudio digital profissional para Linux

Mas isso está mudando. Um novo substituto gratuito para o Traction T7 DAW foi anunciado e parece muito impressionante!

Primeiro um pouco de fundo. Novas versões do Tracktion para Windows, macOS e Linux são normalmente lançadas como software pago e de código fechado.

Mas, a cada poucos anos, a empresa por trás da ferramenta pro audio lança uma versão mais antiga inteiramente free (grátis, não livre/aberto), sem limitações funcionais.

O problema é que, embora seja gratuito para baixar e usar, não é um software de código aberto.

Além disso, os usuários não têm acesso ao suporte individual ou por e-mail (felizmente, há um ótimo fórum da comunidade que representa isso).

O Tracktion 7 é um poderoso conjunto de produção musical. Possui todas as ferramentas necessárias para gravar e produzir música no Linux, com suporte para instrumentos e efeitos virtuais de terceiros (VSTs).

Portanto, se você deseja criar e editar um podcast, gravar, editar e mixar gravações de bandas, criar música eletrônica usando plug-ins, VSTs e outros efeitos de processamento de áudio ou apenas retocar um pouco de áudio para uso em um vídeo – esta ferramenta é ideal para trabalho.

Mas, rompendo com as expectativas, a próxima versão gratuita do software não será o Tracktion T8 (ou mesmo o Tracktion 10) conforme o esperado.

Em vez disso, será uma nova versão: Tracktion Waveform.

Waveform Free – uma Workstation de áudio digital profissional para Linux

Em um movimento incomum (mas ei: sem reclamar), a Tracktion decidiu lançar uma versão gratuita de seu software mais recente, o Waveform 11.

O Waveform 11 Free é lançado como o substituto gratuito (grátis, não livre/aberto) do T7 DAW.

De fato, os links para o download do Tracktion T7 agora redirecionam para a página de destino Waveform.

O anúncio oficial diz o seguinte:

“O Waveform Free […] possui mais recursos do que a maioria dos produtores entusiasmados precisará. Não há restrições: contagem ilimitada de faixas, adicionar plugins populares e aproveitar o conjunto de recursos profundamente capazes.”

Os entusiastas do áudio não precisam mais esperar pelo lançamento de uma versão ‘mais antiga’, como a versão atual (com interface do usuário aprimorada, melhor desempenho, suporte a vários monitores, novos samplers e ferramentas e até mesmo uma sandbox VST – não há mais falhas no sistema inteiro) aplicativo quando um instrumento fica fora de controle) está disponível gratuitamente.

Mas, naturalmente, há um problema.

Embora as versões anteriores “gratuitas” possuíssem todos os recursos de seus parentes, desta vez as coisas são um pouco diferentes.

Uma série de funcionalidades é limitada na versão gratuita.

Por exemplo, não há editor de trilhas; nenhuma faixa de arranjador; nenhuma ação rápida; e não são permitidas personalizações de layout.

A masterização é menos viável, pois o poderoso DSP Master Mix está por trás da cortina paga apenas, assim como vários outros DSTs, samplers e baterias eletrônicas úteis.

A vantagem é que você pode não perder essa funcionalidade … a menos que esteja lidando com tarefas avançadas ou com um editor profissional.

Existe uma opção no aplicativo no Waveform Free para pagar U$$ 69 para desbloquear os recursos, caso você realmente precise deles.

No geral, essa é uma nova abordagem interessante para o que é um software bem considerado. Também é muito bom que as versões do Linux continuem sendo disponibilizadas.

Como istalar essa Workstation de áudio digital profissional para Linux

Embora gratuito, você precisa de um endereço de email válido e precisa aceitar uma política de privacidade antes de poder baixar o Waveform Free.

Também descobri que a tentativa de baixar o aplicativo continuava resultando em um erro no servidor. Uma solução alternativa é criar uma conta aqui, fazer login e acessar a página de download. Digite todos os seus detalhes e bam: accesso.

A compilação do Linux é fornecida como um instalador .deb de 64 bits, com aproximadamente 50 MB de tamanho.

Quem quiser instalar o Waveform Free no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome waveform.deb:

wget https://cdn.tracktion.com/file/tracktiondownload/waveform/11022/waveform_64bit_v11.0.22.deb -O waveform.deb

Passo 4. Agora instale o programa com os comandos abaixo:

sudo dpkg -i waveform.deb
sudo apt-get install -f

Passo 5. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./waveform.deb

Passo 6. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove waveform*

Embora eu não use o software DAW (Digital Audio Workstation) (por isso não posso oferecer muitas informações sobre se essa opção será ruim por si só), devo dizer: uma base de código mais recente, com melhor suporte do SO, interface do usuário e desempenho aprimorados, além de uma tonelada de novas ferramentas e recursos … tudo de graça … não parece muito ruim, não é?

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile