Wayland 1.18 lançado com suporte para Meson e outras pequenas mudanças

E foi lançado o Wayland 1.18 com suporte para Meson e outras pequenas mudanças. Confira todas as novidades dessa atualização.

Wayland é um protocolo de computador que especifica a comunicação entre o servidor gráfico e os seus clientes. Wayland é um protocolo para um compositor falar com seus clientes, bem como uma implementação da biblioteca C desse protocolo.

Wayland 1.18 lançado com suporte para Meson e outras pequenas mudanças
Wayland 1.18 lançado com suporte para Meson e outras pequenas mudanças

O Wayland pretende ser um substituto mais simples para o X, mais fácil de desenvolver e manter. Ele foi inicialmente projetado por Kristian Høgsberg, líder do projeto AIGLX, como um substituto ao X Window System.

Agora, o protocolo do servidor gráfico Wayland recebeu uma nova versão. Este é o Wayland 1.18, uma entrega que chegou 11 meses após a v1.17 com pequenas alterações.

Novidades do Wayland 1.18

Não deve surpreender que uma versão “tricotada” chegue com poucas novidades, geralmente chegando a corrigir erros, mas há poucas inclusões que vale a pena mencionar.

Podemos esperar que, entre as mudanças, haverá melhorias que melhorarão o desempenho do que no Wayland 1.17 lançado quase um ano atrás … ou pelo menos deveria ser, porque o projeto não menciona isso em sua nota de lançamento.

A novidade mais marcante que chegou com o Wayland 1.18 é um suporte para o Meson semelhante ao compositor Weston e outros projetos de código aberto.

Especificamente, a nova versão vem com apenas 4 alterações que podemos ler neste endereço, se quisermos ver a declaração oficial, ou confira abaixo

  • Adicionado suporte para o sistema de compilação Meson (as ferramentas automáticas ainda são suportadas, mas serão removidas em uma versão futura);
  • Adicionada API para marcar objetos proxy para permitir que aplicativos e kits de ferramentas compartilhem a mesma conexão Wayland;
  • Acompanhe os timers do servidor de caminho no espaço do usuário para evitar a criação de muitos FDs;
  • Adicionado wl_global_remove, uma nova função para mitigar as condições de corrida com o global.

Se nada acontecer e considerando o que foi necessário para lançar esta versão, o próximo lançamento poderá ocorrer em cerca de um ano.

Durante esse período, é provável que a Comunidade KDE tenha tempo para apresentar uma versão de seu software que foi completamente migrada para Wayland, que é um dos seus objetivos para o futuro.

De qualquer forma, o Wayland está disponível para muitos ambientes e sistemas operacionais e, após uma longa espera, já temos uma nova versão pronta para adoção das distribuições.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO