Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade

Dando continuidade ao objetivo do Wi-Fi 6 de aumentar efetivamente a velocidade de conexão, o Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade.

Você acha seu roteador Wi-Fi rápido? Bem, o WiFi 6E poderia atingir velocidades de onda de 5G mm, com isso, o WiFi 6E poderia atingir velocidades de 1 a 2 GBps após um tribunal confirmar a decisão da Federal Communications Commission (FCC).

Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade

Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade
Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade

O Wi-Fi 6 ou o padrão Wi-Fi 802.11ax foi apresentado como uma melhoria no padrão Wi-Fi 802.11ac anterior.

O Wi-Fi 6 foi projetado para operar nas bandas existentes de 2,4 GHz e 5 GHz. Assim, a Wi-Fi Alliance anunciou a chegada da banda de 6 GHz e adotou a terminologia Wi-Fi 6E para designar dispositivos que podem operar nesta banda.

Um dos principais objetivos do Wi-Fi 6 é aumentar efetivamente a velocidade de conexão em redes de alto tráfego, principalmente em locais como estádios e outros locais públicos.

Ele foi projetado para reduzir o consumo de bateria do dispositivo, tornando-o uma boa opção para todos os ambientes, incluindo uso doméstico inteligente e Internet das Coisas (IoT).

A certificação Wi-Fi Alliance para Wi-Fi 6E também está disponível para garantir a interoperabilidade dos equipamentos que operam no espectro de 6 GHz.

“O Wi-Fi CERTIFIED 6 vem à medida que o impulso global para a operação Wi-Fi na banda de 6 GHz está se intensificando.” O anúncio foi feito pela organização conhecida como Wi-Fi Alliance em 7 de janeiro de 2021.

Wi-Fi 6E é um nome comum na indústria para identificar dispositivos que oferecerão os recursos e capacidades do Wi-Fi 6, estendidos à banda de 6 GHz após aprovações regulatórias.

Após a decisão da Comissão Federal de Comunicações dos EUA de abrir 1200 MHz do espectro de 6 GHz para uso de Wi-Fi, o Reino Unido, Europa, Chile, Coréia do Sul e Emirados Árabes Unidos também tomaram a decisão de oferecer 6 GHz para Wi-Fi.

Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade
Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade

Países como Brasil, Canadá, México, Peru, Taiwan, Japão, Arábia Saudita, Mianmar e Jordânia também caminham para a operação da faixa de 6 GHz.
Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade
Wi-Fi 6E poderá chegar a 2 Gbps de velocidade

O consórcio Wi-Fi Alliance cumpriu a promessa de fazer a certificação do Wi-Fi – Os produtos Fi 6E estarão disponíveis assim que o espectro estiver disponível.

Na sequência deste anúncio, Phil Solis, Diretor do Departamento de Pesquisa da IDC, disse que:

“O Wi-Fi 6E terá uma rápida adoção em 2021, com mais de 338 milhões de dispositivos entrando no mercado e quase 20% de todas as remessas de dispositivos Wi-Fi 6 com suporte a 6 GHz até 2022. Este ano, esperamos ver novos chipsets Wi-Fi 6E de várias empresas e uma variedade de novos smartphones, PCs e laptops habilitados para Wi-Fi 6E no primeiro trimestre de 2021, bem como TVs e produtos de realidade virtual em meados de 2021”.

“A interoperabilidade global dos dispositivos Wi-Fi 6E está impulsionando a rápida adoção e inovação na banda de 6 GHz”, disse Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.

“Os usuários em breve experimentarão um Wi-Fi sem precedentes que melhora drasticamente os aplicativos e fornece novos casos de uso que mudarão sua experiência de conexão.”

As velocidades do WiFi 6E podem corresponder ao mmWave 5G. No entanto, para que isso realmente aconteça, é necessário mais espectro de rádio para que o WiFi 6E não encha tanto quanto alguns canais existentes quando se tornar o novo padrão.

A FCC já concedeu a autorização necessária para permitir que os fabricantes usem a banda de 6 GHz.

A AT&T, maior provedora de serviços de telefonia de longa distância e xDSL dos Estados Unidos e segunda maior operadora de telefonia móvel, entretanto, entrou com uma ação para reverter a decisão, alegando que o uso do espectro de 6 GHz interferiria no micro-ondas que utiliza para enviar dados entre torres de telefonia celular.

De acordo com uma fonte, a decisão do Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito do Distrito de Columbia apoiou uma decisão anterior de abril de 2020 da FCC de abrir o espectro de 1200 MHz na banda. 6 GHz para uso não licenciado.

O uso não licenciado permitirá que qualquer pessoa o use “desde que o faça com responsabilidade”, o que cobriria usos como a futura rede doméstica WiFi 6E. Teoricamente, a velocidade máxima do WiFi 6E deve chegar a 5 GHz.

Um representante da WiFi Alliance indicou que as novas velocidades devem permitir conexões de 1 a 2 Gb/s. Este é o mesmo que atualmente acessível apenas via 5G mmWave.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!