Wind River Linux LTS21 lançado com kernel 5.10 LTS, Yocto 3.3 e Qt 5.15.2

E foi lançado o Wind River Linux LTS21 com kernel 5.10 LTS, Yocto 3.3 e Qt 5.15.2. Confira as novidades desse lançamento e veja onde baixar.

Wind River é uma distribuição Linux comercial reforçada e repleta de recursos, baseada principalmente em código-fonte aberto, como o Projeto Yocto.

A distro fornece “uma plataforma de desenvolvimento Linux completa para desenvolvimento de dispositivos embarcados” com conjunto de ferramentas, ferramentas e milhares de pacotes voltados para aplicações, incluindo telecomunicações, rede, aeroespacial, defesa, industrial e consumidor.

Agora, a Wind River lançou o Wind River Linux LTS21, avançando para o kernel 5.10 LTS, Yocto Project 3.3 e Qt 5.15.2.

Wind River Linux LTS21 lançado com kernel 5.10 LTS, Yocto 3.3 e Qt 5.15.2

Wind River Linux LTS21 lançado com kernel 5.10 LTS, Yocto 3.3 e Qt 5.15.2
Wind River Linux LTS21 lançado com kernel 5.10 LTS, Yocto 3.3 e Qt 5.15.2

Os novos recursos incluem uma Linux Assembly Tool para criação de imagens e uma distribuição binária pré-construída.

Ouvimos falar de Wind River pela última vez em fevereiro de 2020, quando a empresa lançou uma versão sem nome do Wind River Linux que adicionou um modelo opcional de CI/CD (integração contínua e entrega contínua) com atualizações mais frequentes, entre outros recursos.

A empresa, que também oferece o VxWorks RTOS, lançou agora o Wind River Linux Long Term Support (LTS) 21, apresentando uma nova ferramenta de montagem do Linux e uma opção para uma distribuição binária pré-construída.

O Wind River Linux LTS21 vem com o kernel Linux LTS 5.10 mais recente, que será mantido até 2026. A versão atualiza para o Yocto Project 3.3 “Hardknott’, que foi lançado em abril. Outras atualizações incluem Qt 5.15.2, bem como Docker 19.03 e gcc 10.2.x.

A nova Linux Assembly Tool é projetada para tarefas de gerenciamento de imagens, como construção e publicação de pacotes RPM, geração de imagens de feeds de pacote para hardware específico e geração de um SDK atualizado.

Além disso, “você pode adicionar ou remover pacotes e especificar quaisquer instruções pré e pós-construção para a construção”, diz Wind River.

Um novo recurso relacionado é uma distribuição binária pré-construída, que “permite uma prototipagem dramaticamente mais rápida de sistemas embarcados Linux OS, eliminando a necessidade de construir todo o sistema operacional a partir da fonte”, diz a ex-subsidiária da Intel.

“Com a Linux Assembly Tool, a distribuição binária permite a criação de um sistema operacional integrado personalizado em apenas uma hora, em comparação com mais de um dia”.

A versão LTS21 fornece novo suporte TensorFlow e em breve estará no novo suporte Intel OpenVINO LTS21 RCPL. Outros recursos incluem suporte OSTree aprimorado, um novo substituto “chrony” para NTP e “habilitação total” para Wind River Workbench.

O suporte de hardware inclui Raspberry Pi 4 Modelo B, Intel Tiger Lake e Ice Lake-SP e NXP LS1028A, i.MX7, i.MX8 QuadMax e SP32G. Também há suporte para Zynq UltraScale + MPSoC, entre outros.

O Suporte de Longo Prazo 21 do Wind River Linux já está disponível com preço não divulgado. Mais informações podem ser encontradas no anúncio LTS21 da Wind River e na página do produto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!