Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Windows 10 permitirá o acesso a arquivos do Linux usando o Explorer

Com a proximidade do lançamento da atualização 1903 do Windows 10 em abril de 2019, a Microsoft anunciou que o Windows 10 permitirá o acesso a arquivos do Linux usando o Explorer.


O WSL, ou Windows Subsystem for Linux (Subsistema Windows para Linux) é o nome de um módulo do sistema operacional Windows 10 que permite executar uma distribuição Linux dentro do Windows.
Windows 10 permitirá o acesso a arquivos do Linux usando o Explorer

A ideia por trás desse software é disponibilizar aos usuários um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, para que estes possam executar programas nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows, sem a necessidade de usar emuladores ou máquinas virtuais.

No momento, Ubuntu, Debian, Kali e OpenSUSE são as principais distribuições Linux que já estão disponíveis para o WSL.

A atualização do Windows 10 de abril de 2019, ou versão 1903, deve ser finalizada no próximo mês, com insiders sendo os primeiros a receber a versão RTM.

O lançamento público começará em abril e acontecerá em etapas para os computadores em todo o mundo.

Windows 10 permitirá o acesso a arquivos do Linux usando o Explorer

O suporte da Microsoft no Linux para o Windows 10 continuará com o lançamento dessa atualização de abril de 2019, e a empresa detalhou algumas das mudanças que chegam aos usuários em uma postagem no blog.

Uma das melhorias e mais importante novidade é a adição de suporte para arquivos Linux que podem ser acessados ​​diretamente usando o Explorer, que é o gerenciador de arquivos padrão no Windows 10.

No momento, essa opção faz parte do Windows 10 build 18836, que na verdade é uma versão preliminar da atualização de recursos do Windows 10 de abril de 2020, mas a Microsoft diz que vai funcionar com a versão 1903, que será lançada antes.

A Microsoft explica que a implementação é tão simples quanto poderia ser. Basta digitar explorer.exe em sua distribuição Linux favorita instalada no Windows 10 com WSL, e o comando deve abrir uma janela do Gerenciador de arquivos com os arquivos do Linux disponíveis como parte de uma unidade dedicada.

Os usuários poderão fazer praticamente qualquer coisa com seus arquivos Linux, assim como eles podem fazer em um dispositivo Windows 10.

A Microsoft explica que:

“A partir daqui, você pode acessar os arquivos do Linux que desejar, assim como faria com qualquer outro arquivo no Explorer. Isso inclui operações como: arrastar arquivos para outros locais, copiar e colar, e até cenários interessantes, como usar o menu de contexto para abrir o VSCode em um diretório WSL!”

A Microsoft diz que o recurso ainda está em seus primórdios e várias melhorias já estão em andamento, então, a experiência deve ser muito mais refinada quando o Windows 10 versão 1903 entrar em operação em abril.

“Ao usar esse recurso, você perceberá que os arquivos da distribuição estão expostos pelo caminho: \wsl$\\. Isso se deve à maneira como o Windows acessa os arquivos dentro de cada distro. A equipe da WSL está investigando ativamente maneiras de melhorar a capacidade de descoberta de seus arquivos do Linux dentro do Explorer.”

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile