Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft

Recém adicionado à lista de recursos obsoletos da Microsoft, o Windows Mixed Reality está morto, em um RIP software VR da Microsoft.

Como muitas empresas, a Microsoft fez uma grande aposta na realidade virtual e aumentada há alguns anos. Mas parece que a empresa decidiu que a aposta não valeu a pena.

O Windows Mixed Reality foi adicionado à lista de recursos obsoletos da Microsoft e será totalmente removido do Windows em uma versão futura.

Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft

Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft
Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft

A Microsoft lançou sua plataforma de Realidade Mista pela primeira vez em 2017, quando estreou como parte do Windows 10 Fall Creators Update, e se baseou nos recursos “holográficos” que estrearam com a introdução do Microsoft Hololens em 2015.

Os usuários poderiam colocar um fone de ouvido e interagir com aplicativos e jogos do Windows em um ambiente virtual.

A Microsoft chamou a plataforma de “realidade mista” em vez de “realidade virtual” porque o objetivo sempre foi permitir que você visualizasse uma mistura de objetos e ambientes do mundo virtual e real na mesma visualização, da mesma forma que o Meta Quest 3 ou o próximo Apple Vision Pro pode.

Empresas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung lançaram headsets Windows Mixed Reality em 2017 ou 2018, mas não vimos nenhum modelo novo significativo neste espaço desde 2020 e a Microsoft não colocou muito esforço no Windows Realidade mista nos últimos anos.

Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft
Windows Mixed Reality está morto, RIP software VR da Microsoft – O HP Reverb G2 foi lançado em outubro de 2020, tornando-o um dos mais recentes headsets Windows Mixed Reality

Isso não significa que a realidade virtual e aumentada para Windows esteja morta. Significa apenas que os usuários terão que recorrer a plataformas de terceiros, como o SteamVR da Valve ou o ecossistema Vive da HTC.

Mas não está claro se alguém com um headset Windows Mixed Reality existente está prestes a acabar com um peso de papel glorificado. A Microsoft diz que quando o Windows Mixed Reality for eliminado, o recurso Windows Mixed Reality para SteamVR será um dano colateral.

Este é o recurso que “permite aos usuários executar experiências SteamVR em fones de ouvido imersivos Windows Mixed Reality”, o que sugere que quando a Microsoft desligar o plugue, você poderá perder o acesso a essa funcionalidade, a menos que encontre (ou desenvolva) aplicativos de terceiros que permitem os fones de ouvido para continuar funcionando.

Pelo menos a Microsoft não mudou o nome da empresa para se alinhar às suas ambições de VR/AR.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.