Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android

Após fazer um jogo de gato e rato com a fabricante do iPhone, a Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android.

Este mês, o aplicativo de mensagens multiplataforma Beeper lançou um novo aplicativo chamado Beeper Mini que permitiu aos usuários do Android acessar o serviço iMessage da Apple sem um Mac ou dispositivo iOS.

A Apple levou apenas alguns dias para lançar uma atualização que impediu o funcionamento do aplicativo, levando o Beeper a lançar várias novas atualizações em uma tentativa de manter o Beeper Mini vivo.

Mas agora a empresa admite que “não pode vencer um jogo de gato e rato com a maior empresa do mundo” e não tem planos de continuar tentando encontrar soluções alternativas se a Apple bloquear o funcionamento da versão mais recente do Beeper Mini.

Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android

Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android
Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android

Sim. A Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android. Dito isso, a versão mais recente tem mais chances de permanecer por aqui… mas isso é porque é muito parecido com outros dispositivos iMessage para Android, pois você precisará de um iPhone ou Mac para usá-lo.

A promessa original do Beeper Mini era que você não precisava de um dispositivo Apple para participar de bate-papos do iMessage enquanto aproveitava os recursos do iMessage (e aparecia como um balão azul em vez de verde).

Isso o diferenciava do serviço original do Beeper (agora conhecido como Beeper Cloud), que retransmitiu suas mensagens por meio de um servidor Mac remoto.

Mas a Apple continuou encontrando maneiras de desligar o Beeper Mini, então agora os usuários têm as seguintes opções:

  • Instale o aplicativo Beeper Desktop em um Mac e use seu código de registro do iMessage para configurar o Beeper Mini.
  • Faça o jailbreak de um iPhone antigo e instale uma ferramenta Beeper para gerar um código de registro do iMessage que pode ser inserido no seu telefone Android… e então deixe o iPhone desbloqueado online, conectado a um carregador e conectado ao WiFi o tempo todo.
  • Alugue ou compre um iPhone antigo com jailbreak, caso ainda não tenha um.

Enquanto isso, os usuários do Beeper Cloud são instruídos a instalar a versão mais recente do aplicativo Beeper Desktop em um Mac, ou pedir a um amigo com Mac para enviar a você um código de registro do iMessage, porque o Beeper descobriu que “10-20 usuários do Beeper podem com segurança usar os mesmos dados de registro” sem ser cortado pela Apple.

Tudo isso parece, arriscado para uma empresa que agora chama a atenção da Apple.

Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android
Beeper admitiu que não pode brigar com a Apple pelo iMessage para Android

Até agora, Beeper apostava que a Apple não queria a atenção negativa que advém do encerramento de um serviço que a empresa argumenta ser bom para usuários de iPhone e também de Android.

Afinal, quando você envia mensagens SMS do Android para o iPhone, elas não são apenas representadas como bolhas verdes, mas também não criptografadas, assim como as mensagens enviadas do iPhone para o Android. Beeper Mini permitiu mensagens criptografadas entre plataformas.

Mas se isso é algo que a Apple estava interessada em fornecer, a empresa provavelmente já teria lançado um aplicativo iMessage para Android.

Em vez disso, a empresa insiste que, se as pessoas desejam mensagens seguras, deveriam apenas comprar iPhones. E isso faz sentido do ponto de vista da Apple, porque enquanto o iMessage for um recurso exclusivo, ele continuará a ser um ponto de venda para iPhones.

Não é como se a Apple se opusesse totalmente a fazer aplicativos Android.

A empresa oferece um aplicativo Apple Music para Android, mas isso ocorre porque o Apple Music é um aplicativo que ganha mais dinheiro para a Apple quanto mais pessoas o usam, independentemente da plataforma em que o usam.

Infelizmente, o mesmo certamente não acontece com o iMessage.

Quanto ao Beeper, se a empresa parar de brigar com a Apple, o que vem a seguir? Por um lado, o software que o Beeper usava para se conectar ao iMessage agora é de código aberto, permitindo que qualquer outra pessoa o inspecione, use ou continue desenvolvendo.

Enquanto isso, o Beeper continuará a se concentrar em seu aplicativo de mensagens multiplataforma que permite aos usuários não apenas se comunicarem com outros usuários do Beeper, mas também com outras plataformas.

Beeper Cloud, por exemplo, oferece suporte a WhatsApp, Signal, Facebook Messenger, Slack, SMS, RCS e outras plataformas, e provavelmente continuará a fazê-lo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.