Windows Subsystem para Android não é mais apenas uma prévia

Lançado há um ano como recurso preview para Windows Insiders, o Windows Subsystem para Android não é mais apenas uma prévia.

O Windows Subsystem for Android é um recurso opcional que permite executar alguns aplicativos Android em PCs com Windows 11.

Lançado pela primeira vez há um ano como recurso de visualização para Windows Insiders, o suporte a aplicativos Android acabou chegando a versões estáveis ​​do Windows – mas ainda era considerado um “preview” (uma prévia, ou pré visualização), que é outra maneira de chamar um software de beta.

Agora, Cory Hendrixson, da Microsoft, diz que o Windows Subsystem for Android (WSA) atingiu a versão 1.0, o que significa que não é mais apenas uma prévia: está pronto para uso generalizado.

Windows Subsystem para Android não é mais apenas uma prévia

Windows Subsystem para Android não é mais apenas uma prévia
Windows Subsystem para Android não é mais apenas uma prévia

Uma vez ativado, o WSA permite que você instale e execute aplicativos Android como se fossem aplicativos nativos do Windows: os ícones aparecerão no menu Iniciar, na barra de tarefas e em outros locais, e os aplicativos serão iniciados em janelas que podem ser redimensionadas ou movidas.

Mas isso não significa que todos os aplicativos Android serão executados. O WSA não oferece suporte oficial à Google Play Store ou a outros serviços do Google.

Em vez disso, a Microsoft fez parceria com a Amazon. Portanto, a maneira mais fácil de habilitar o WSA é instalar o Amazon Appstore da Microsoft Store.

Depois de fazer isso, você poderá instalar mais de 50.000 aplicativos e jogos compatíveis da Amazon Appstore. Mas isso é uma gota no balde em comparação com os milhões de aplicativos na Google Play Store.

Apesar do WSA ter migrado para a versão 1.0, ainda existem alguns recursos do Android que não funcionam no Windows 11.

Não há suporte para widgets ou vídeo picture-in-picture. Os aplicativos que exigem DRM de hardware não funcionam. Você também não pode usar acessórios USB ou Bluetooth com aplicativos Android em PCs com Windows 11 ainda.

E a Microsoft ainda não habilitou o suporte para transferência de arquivos de backup ou restauração de arquivos.

Mas a empresa diz que está trabalhando em pelo menos algumas dessas coisas: transferências de arquivos e suporte de imagem em imagem estão no roteiro do produto, assim como uma atualização do WSA para o Android 13.

A Microsoft também acabou de lançar uma nova versão do WSA para o Windows Insiders apresentando melhorias para câmera, área de transferência, gráficos e desempenho multi-thread, entre outras coisas.

Só porque há uma compilação “estável” não significa que a Microsoft ainda não esteja oferecendo compilações de visualização para testadores de canal beta e dev.

Claro, algumas pessoas têm encontrado maneiras de instalar o Google Play ou aplicativos de sideload que não estão disponíveis na Amazon Appstore.

Portanto, essa é sempre uma opção se você não se importar em executar um software que não seja oficialmente suportado. E algumas dessas ferramentas já permitem que você faça algumas das coisas que a Microsoft ainda não suporta (como fazer backup de seus aplicativos e dados).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.