Wireshark completou 25 anos! Feliz Aniversário!

O Slackware não é o único projeto de código aberto a comemorar um aniversário redondo em julho de 2023, pois o Wireshark completou 25 anos.

Sim. O Wireshark completou 25 anos. E se você nunca ouviu falar do Wireshark, saiba que ele é um analisador de protocolo de rede. O Wireshark é um programa multiplataforma de código aberto que permite capturar e analisar pacotes de rede.

Você pode fazer isso enquanto esses dados estão sendo transmitidos ou a partir de uma captura feita anteriormente. Isso o torna uma ferramenta ideal para analisar e detectar problemas de rede, desenvolver protocolos de comunicação e para fins educacionais.

Entre os diferentes protocolos que podem analisar estão Ethernet, IPv4, TCP e HTTP.

Algumas das coisas que o Wireshark pode fazer são:

  • Determine quais protocolos você deseja exibir.
  • Uma lista de protocolos para cada pacote.
  • O conteúdo real de cada campo.
  • Faça um despejo hexadecimal e ASCII de cada campo.

Wireshark completou 25 anos! Feliz Aniversário!

Wireshark completou 25 anos! Feliz Aniversário!
Wireshark completou 25 anos! Feliz Aniversário!

A história começou no final de 1997, quando Gerald Combs começou a escrever um programa que lhe permitiria rastrear problemas e entender melhor como as redes funcionam. O projeto se chamava Ethereal e foi lançado com esse nome em julho de 1998 na versão número 0.2.0.

Com o tempo, diferentes desenvolvedores viram seu potencial e contribuíram com patches e melhorias.

Combs reconhece que a princípio não queria desenvolver uma versão para Windows, mas quando outros desenvolvedores portaram o projeto, esse foi o grande salto para o Wireshark.

Foi no ano de 2006 que o nome foi alterado e em 2008 foi lançada a versão 1.0, considerada a primeira versão completa por ter as funcionalidades mínimas implementadas.

Demorou sete anos para uma segunda versão com uma nova interface de usuário para ver a luz do dia.

Em 2023, foi criada a Wireshark Foundation, que gerencia a infraestrutura do projeto e organiza conferências de usuários e desenvolvedores.

Embora eu não seja um usuário ativo do Wireshark, gosto muito do projeto. Uma vez precisei e a versão incluída no Ubuntu teve um problema. Consegui consertar e escrevi um tutorial sobre o assunto. Foi meu primeiro post a ultrapassar as cem visualizações.

Você pode encontrar o WIreshark em seu site ou nos repositórios de sua distribuição preferida

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.