Wolvic 1.4 lançado com melhorias na experiência do usuário

E foi lançado o navegador Wolvic 1.4 com melhorias na experiência do usuário e suporte. Confira as novidades dessa importante atualização.

O projeto Wolvic continua o desenvolvimento do navegador Firefox Reality, desenvolvido anteriormente pela Mozilla, já que o navegador usa o mecanismo da web GeckoView, uma variante do mecanismo Gecko da Mozilla empacotado como uma biblioteca separada que pode ser atualizado de forma independente.

Projetado para uso em sistemas de realidade aumentada e virtual, o código do Wolvic é escrito em Java e C++ e é distribuído sob a licença MPLv2.

A gestão é realizada através de uma interface de usuário tridimensional fundamentalmente diferente, que permite navegar por sites dentro do mundo virtual ou como parte de sistemas de realidade aumentada.

Além de uma interface 3D orientada por fone de ouvido que permite visualizar páginas 2D tradicionais, os desenvolvedores da Web podem usar as APIs WebXR, WebAR e WebVR para criar aplicativos da Web 3D personalizados que interagem no espaço virtual.

Ele também suporta a visualização de vídeos espaciais feitos no modo de 360 ​​graus em um headset 3D.

O gerenciamento é feito através de controladores VR, e a entrada de dados em formulários web através de um teclado virtual ou real.

Dos mecanismos avançados de interação com o usuário que o navegador suporta, destaca-se o sistema de entrada de voz, que permite o preenchimento de formulários e envio de consultas de pesquisa utilizando o mecanismo de reconhecimento de voz desenvolvido pela Mozilla.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Wolvic 1.4.

Novidades do Wolvic 1.4

O Wolvic 1.4 apresenta melhorias de suporte para vários dispositivos, destacando-se que o suporte para três novos dispositivos foi estendido: Lenovo VRX, Lenovo A3 (experimental) e Lynx-R1 (experimental).

Esses dispositivos se juntam à família de dispositivos compatíveis com Wolvic, oferecendo aos usuários mais opções para aproveitar a experiência de realidade virtual.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão do Wolvic 1.4 é a implementação de modelos 3D mais realistas para rastreamento visual dos movimentos das mãos.

Os novos modelos de mão usados ​​nos dispositivos Meta e Lynx oferecem uma visão mais realista do ambiente virtual, já que a nuvem esquelética de juntas esféricas usada anteriormente foi substituída por modelos de mão 3D mais detalhados.

Junto com ele, ele também integra o manuseio de gestos de controle aprimorado, problemas corrigidos com reconhecimento de gestos falsos para toque e zoom, pinça foi desativada com rastreamento manual, pois interferia no clique “normal” e foi removido o zoom acidental ao rolar pelo rastreamento manual

Além disso, o Wolvic 1.4 também apresenta a funcionalidade de passagem de vários dispositivos, que oferece a capacidade de transferir imagens de câmeras externas para uma tela virtual, permitindo que o usuário veja em tempo real o que está acontecendo ao seu redor enquanto usa um fone de ouvido de realidade virtual.

Janelas arbitrárias, modelos e objetos 3D podem ser sobrepostos à imagem emitida pelas câmeras, criando o efeito de realidade aumentada.

Várias estratégias de exibição são suportadas: modo de sobreposição baseado em OpenXR, desabilitando a imagem de fundo (skybox) e usando um gerenciador de composição adicional.

Das outras mudanças que se destacam no Wolvic 1.4, temos:

  • O aplicativo Android agora é reconhecido pela plataforma como um navegador da web.
  • Adicionado suporte para vídeos do serviço de streaming japonês U-NEXT.
  • É proposta uma implementação inicial de um back-end baseado em Chromium com uma interface simples para navegar pela barra de endereços. O back-end implementa suporte para as APIs WebContents e WebXR.
  • Adicionado um novo ícone de “feedback do usuário” na barra de navegação
  • Os vídeos de áudio 3D do YouTube agora não são considerados imersivos
  • Os botões A e X nos controladores agora disparam eventos cli
  • Geometria corrigida em esferas unidas à mão. Os botões B e Y nos controladores agora acionam a navegação para trás
  • Iluminação habilitada nas esferas de junta de rastreamento manual
  • Melhorou a aparência do feixe de ponteiro adicionando a geometria ausente

Para saber mais sobre essa versão do Wolvic, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wolvic

Para os interessados ​​em poder experimentar o navegador, saiba que são oferecidos pacotes em conjuntos prontos para Android e que funcionam com headsets Oculus 3D, Huawei VR Glass, HTC Vive Focus, Pico Neo e Lynx é suportado (o navegador também é compatível sendo portado para dispositivos Qualcomm e Lenovo).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.