Wolvic 1.6 lançado com correções e novos recursos

E foi lançado o navegador Wolvic 1.6 com correções e novos recursos. Confira as novidades dessa importante atualização.

O projeto Wolvic continua o desenvolvimento do navegador Firefox Reality, desenvolvido anteriormente pela Mozilla, já que o navegador usa o mecanismo da web GeckoView, uma variante do mecanismo Gecko da Mozilla empacotado como uma biblioteca separada que pode ser atualizado de forma independente.

Projetado para uso em sistemas de realidade aumentada e virtual, o código do Wolvic é escrito em Java e C++ e é distribuído sob a licença MPLv2.

A gestão é realizada através de uma interface de usuário tridimensional fundamentalmente diferente, que permite navegar por sites dentro do mundo virtual ou como parte de sistemas de realidade aumentada.

Além de uma interface 3D orientada por fone de ouvido que permite visualizar páginas 2D tradicionais, os desenvolvedores da Web podem usar as APIs WebXR, WebAR e WebVR para criar aplicativos da Web 3D personalizados que interagem no espaço virtual.

Ele também suporta a visualização de vídeos espaciais feitos no modo de 360 ​​graus em um headset 3D.

O gerenciamento é feito através de controladores VR, e a entrada de dados em formulários web através de um teclado virtual ou real.

Dos mecanismos avançados de interação com o usuário que o navegador suporta, destaca-se o sistema de entrada de voz, que permite o preenchimento de formulários e envio de consultas de pesquisa utilizando o mecanismo de reconhecimento de voz desenvolvido pela Mozilla.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Wolvic 1.6.

Novidades do Wolvic 1.6

Wolvic 1.6 lançado com correções e novos recursos
Wolvic 1.6 lançado com correções e novos recursos

Sim. A nova versão do navegador para headsets de realidade virtual e realidade aumentada Wolvic 1.6 foi lançada com uma série de melhorias significativas e novos recursos, além de focar na resolução de problemas relatados pelos usuários e na incorporação de um novo dispositivo compatível, junto com vários melhorias na experiência do usuário.

O Wolvic 1.6 chega com a atualização do motor do navegador Gecko e dos componentes Mozilla Android para a versão 121, que corresponde ao Firefox 121 (as versões anteriores usavam os componentes Mozilla Android 116 e Gecko 116).

Em relação às melhorias, destaca-se a adição de suporte aos headsets de realidade virtual Pico Neo3, o que amplia ainda mais a base de usuários do Wolvic, oferecendo uma experiência otimizada para quem utiliza este determinado aparelho.

Além disso, atendendo ao feedback dos usuários, a exibição de vídeos verticais em tela cheia foi melhorada, facilitando a reprodução de vídeos gravados com o smartphone na orientação vertical, onde a altura ultrapassa a largura com especial atenção para corrigir problemas relacionados à vertical vídeos no YouTube.

Também podemos encontrar no Wolvic 1.6 que foi adicionado suporte ao teclado virtual para completar entradas em layouts baseados em latim. O preenchimento automático é habilitado nas configurações “Configurações > Tela > Preenchimento automático de entrada do teclado latino”, com dicionários carregados conforme necessário. Isso melhorou a estabilidade e reduziu o atraso de entrada.

Entre outras melhorias, três novos ambientes de realidade virtual foram adicionados, incluindo “Village Glade”, “Above the Clouds” e “Milky Way”. Esses novos ambientes oferecem aos usuários uma variedade maior de opções para personalizar sua experiência de usuário.

Das outras mudanças que se destacam no Wolvic 1.6, temos:

  • A opção de gerenciar a coleta de telemetria para dispositivos diferentes dos fabricados pela Huawei foi removida, pois o serviço Mozilla utilizado para envio de telemetria está desabilitado. Porém, para dispositivos Huawei, a opção é mantida porque as plataformas Huawei possuem sistema próprio de coleta de telemetria.
  • Exibição aprimorada de informações em modo de tela inteira.
  • Foi adicionado suporte para botões que permitem redimensionar rapidamente a janela, duplicando-a ou restaurando-a ao tamanho original, levando em consideração a proporção atual.
  • A tela curva não afeta o vídeo de realidade virtual.
  • Corrigidos pequenos problemas ao aplicar configurações experimentais de UI.
  • Corrigido um problema com a densidade de exibição ao sair do modo de vídeo VR.
  • Corrigido um bug onde a janela do navegador poderia ficar transparente na inicialização.
  • Adicionando novos ambientes.
  • Os botões predefinidos (1x, 2x, etc.) redimensionarão uma janela de acordo com sua proporção atual.
  • Traduções expandidas. Atualmente o Wolvic está integralmente traduzido para inglês, espanhol, português (Portugal e Brasil), chinês (tradicional e simplificado), japonês, coreano, francês, dinamarquês, sueco e galego.

Para saber mais sobre essa versão do Wolvic, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wolvic

Para os interessados ​​em poder experimentar o navegador, saiba que são oferecidos pacotes em conjuntos prontos para Android e que funcionam com headsets Oculus 3D, Huawei VR Glass, HTC Vive Focus, Pico Neo e Lynx é suportado (o navegador também é compatível sendo portado para dispositivos Qualcomm e Lenovo).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.