Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante

Confira os detalhes do que vem por aí no ambiente Xfce e entenda porque o Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante.

Quase dois anos de desenvolvimento se passaram para moldar o Xfce 4.18, que deve ser lançado em 15 de dezembro de 2022.

Não posso mentir: meus níveis de empolgação estão aumentando porque uma versão totalmente nova do ambiente de desktop Xfce está prestes a ser lançada.

O lançamento será a sequência estável da série Xfce 4.16, que estreou no Natal de 2020 (e trouxe algumas novidades legais recursos como suporte a escala fracionária).

Ansioso para descobrir o que há de novo e aprimorado na versão mais recente deste desktop leve, pesquisei em confirmações de código, tweets de desenvolvedores e um ou dois relatórios de bugs estranhos para escrever este resumo sobre o que esperar.

Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante

Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante
Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante

Vale observar que este post não é uma introdução ao Xfce. Qualquer pessoa que não esteja familiarizada com os pontos de venda exclusivos desse ambiente de desktop deve acessar o site oficial do Xfce, aqui no Blog ou a página da Wikipedia.

Esses oferecem um ponto de partida melhor do que este post (que apenas analisa o que há de novo desde a última vez).

Thunar

Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante
Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante

Vamos começar pelo Thunar, que é o gerenciador de arquivos padrão do Xfce. É uma ferramenta leve e capaz. Como parte do lançamento do Xfce 4.18, a ferramenta obtém uma infinidade de novos recursos e recursos estendidos – mais do que muitas pessoas esperavam.

Por exemplo, agora é possível ativar uma barra lateral de visualização de imagem. Isso exibe uma visualização maior de uma imagem selecionada à esquerda do aplicativo por padrão, ocupando espaço na barra lateral.

Uma opção mais prática permite exibi-lo ‘autônomo’ à direita, onde há mais espaço para a visualização real.

A nova barra de ferramentas editável do Thunar permite adicionar e reordenar os ícones da barra de ferramentas com base em suas necessidades.

Com a atualização 4.18, você pode adicionar um novo ícone Split View à barra de ferramentas do Thunar (isso também está disponível no menu Exibir ou pressionando F3).

A exibição dividida divide a janela ativa em colunas navegáveis independentemente com suporte para arrastar/soltar entre elas.

Há também um novo recurso de realce de arquivo bastante interessante (acessado na caixa de diálogo de propriedades do arquivo).

Isso permite que você defina uma cor de fundo personalizada e uma cor de texto de primeiro plano personalizada – uma maneira eficaz de chamar a atenção para arquivos específicos em um diretório repleto de tipos mime de aparência semelhante.

No que diz respeito à localização de arquivos, o Thunar 4.18 inclui pesquisa recursiva. A pesquisa pode ser ativada clicando no ícone da lupa na barra de ferramentas (substitui o ícone de recarga nas versões anteriores). Isso altera a barra de caminho para um campo de texto onde você pode inserir um termo de pesquisa.

O Thunar 4.18 mostra notificações na tela ao invocar ações de desfazer/refazer. Também há suporte expandido para “desfazer/refazer”. Isso abrange todas as ações de copiar, mover, vincular, criar, renomear e descartar, e inclui desfazer/refazer em vários níveis — uma vantagem definitiva para deletadores indecisos como eu!

Outras mudanças:

  • Novo menu de favoritos (adicione pastas à barra lateral)
  • Nova entrada da barra lateral “Recente”
  • O menu ‘Ir’ tem opções de pesquisa ‘recente’ e de arquivo
  • Atalhos de teclado agora personalizáveis no aplicativo
  • Layout de informações da barra de status aprimorado
  • Preferências adicionais de carregamento de miniaturas
  • Opção para restaurar guias na inicialização
  • Opção para mostrar o caminho completo do diretório no título da guia
  • Opção para executar scripts de shell

Tudo isso mais o tipo usual de aprimoramentos de estabilidade, correções de bugs e aumentos de desempenho que você esperaria de uma atualização. Excelente trabalho, desenvolvedores Thunar!

Área de Trabalho

Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante
Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante

Novos recursos proeminentes e mudanças visuais que você não pode deixar de notar são uma atração regular em ambientes de desktop como GNOME e KDE Plasma.

O Xfce é mais conservador. Pode soar como um golpe para alguns, mas para pessoas que desejam um desktop confiável e previsível que não mude sob eles, é um grande ponto positivo.

Por que estou te dizendo isso? Porque as mudanças no “desktop” mencionadas abaixo podem, para alguns, parecer pequenas ou inconsequentes quando comparadas com os principais DEs. Mesmo assim, eles são fãs da experiência do usuário central do Xfce que são bem-vindos.

O Painel Xfce4 seleciona um par de novas preferências. Primeiro, o comprimento do painel agora é configurado em pixels em vez de porcentagens, como antes. Em segundo lugar, há uma nova opção “manter o painel acima das janelas”.

Isso permite que as janelas de aplicativos maximizadas preencham a área atrás do painel, em vez de maximizar sua borda inferior ou superior para ficarem niveladas contra ele.

Novas opções de fontes flexíveis estão disponíveis no miniaplicativo de relógio do Xfce4. Agora podemos alterar a família de fontes do relógio e o tamanho da fonte.

Novas opções permitem mostrar apenas a data; apenas o tempo; data e hora; ou hora e data (ou insira um layout personalizado de sua preferência).

Novas opções permitem mostrar apenas a data
Xfce 4.18 será um lançamento muito empolgante

E se você não quiser que o calendário apareça quando clicar no relógio, agora você pode atribuir um comando de calendário personalizado para ser executado.

Definições

O analógico do “centro de controle” do Xfce agrupa todos os vários módulos da área de trabalho para gerenciar o sistema em uma janela fácil de usar. Novas opções estão presentes em muitos deles.

Você pode desativar as barras de cabeçalho nas caixas de diálogo do módulo Aparência; mostrar ou ocultar uma opção ‘excluir’ nos menus de contexto do arquivo no Desktop; e escolha um comportamento padrão de vários monitores antes de anexar uma tela adicional – muito útil, isso.

O aplicativo localizador de aplicativos Xfce4 tem melhores configurações padrão e um tamanho de janela mais amplo por padrão (embora permaneça redimensionável).

Ao todo, existem algumas mudanças excepcionalmente interessantes (e em alguns casos, frequentemente desejadas) direcionadas para a área de trabalho do Xfce.

Além disso, há mais trabalho para melhorar o suporte ao Wayland nos vários módulos que compõem a área de trabalho do Xfce (embora possa levar mais alguns lançamentos antes que tudo esteja 100% perfeito no Wayland).

Este post é um instantâneo escolhido a dedo das mudanças mais marcantes que notei quando testei a última versão de desenvolvimento do Xfce (no EndeavourOS, FYI).

Portanto, não, este post não é abrangente. Eu recomendo vasculhar os commits e merges durante o ciclo de desenvolvimento do Xfce 4.17 para aprender (ainda) mais detalhes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.