Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão

Seguindo os mesmos passos de outros sabores do Ubuntu, o Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão.

Algumas novas tecnologias de código aberto atraentes estão presentes nas últimas versões de desenvolvimento do Xubuntu 23.04, que deve ser lançado em abril do próximo ano.

Tanto o PipeWire, a pilha multimídia mais nova e com menos bugs, quanto o Flatpak, o gerenciamento de pacotes em sandbox, foram adotados pelo irmão leve do Ubuntu.

Outros sabores do Ubuntu adotaram o PipeWire durante o ciclo 22.10, e o Ubuntu MATE adicionou suporte nativo ao Flatpak em sua versão 22.04 LTS.

Agora, seguindo os mesmos passos, o Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão.

Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão

Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão
Na atualização de desenvolvimento de dezembro, Sean Davis, do Xubuntu, explica:

“Foi relatado que o PipeWire melhorou muitos dos problemas que os usuários têm com o PulseAudio, incluindo alto uso de CPU e problemas de conexão Bluetooth. O Xubuntu 23.04 adiciona PipeWire, WirePlumber e as bibliotecas de conexão Bluetooth.”

E, tendo usado bastante a tecnologia no Ubuntu (e em outras distros), devo dizer, por mais anedótico que seja, ainda não encontrei grandes soluços, desistências ou problemas de codec.

Além disso, a distribuição optou por fornecer Flatpak e o plug-in GNOME Software Flatpak pronto para uso, para todos os usuários.

Isso permite que qualquer pessoa usando o Xubuntu 23.04 instale arquivos .flatpakref e .flatpakrepo desde o início, bem como instale aplicativos do Flathub, a loja de aplicativos Flatpak de fato.

Outras mudanças no Xubuntu 23.04 incluem um tamanho de fonte Xfce Terminal maior, dimensionamento automático dos ícones da bandeja do sistema e troca de instaladores .deb para abrir no software GNOME em vez da ferramenta de arquivo de estoque da distro.
Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão
Ao todo, algumas adições interessantes para este sabor baseado no Xfce que, tudo bem, também apresentará o Xfce 4.18.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.