Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão

Seguindo os mesmos passos de outros sabores do Ubuntu, o Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão.

Algumas novas tecnologias de código aberto atraentes estão presentes nas últimas versões de desenvolvimento do Xubuntu 23.04, que deve ser lançado em abril do próximo ano.

Tanto o PipeWire, a pilha multimídia mais nova e com menos bugs, quanto o Flatpak, o gerenciamento de pacotes em sandbox, foram adotados pelo irmão leve do Ubuntu.

Outros sabores do Ubuntu adotaram o PipeWire durante o ciclo 22.10, e o Ubuntu MATE adicionou suporte nativo ao Flatpak em sua versão 22.04 LTS.

Agora, seguindo os mesmos passos, o Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão.

Xubuntu 23.04 adicionou o PipeWire e Flatpak à instalação padrão


Na atualização de desenvolvimento de dezembro, Sean Davis, do Xubuntu, explica:

“Foi relatado que o PipeWire melhorou muitos dos problemas que os usuários têm com o PulseAudio, incluindo alto uso de CPU e problemas de conexão Bluetooth. O Xubuntu 23.04 adiciona PipeWire, WirePlumber e as bibliotecas de conexão Bluetooth.”

E, tendo usado bastante a tecnologia no Ubuntu (e em outras distros), devo dizer, por mais anedótico que seja, ainda não encontrei grandes soluços, desistências ou problemas de codec.

Além disso, a distribuição optou por fornecer Flatpak e o plug-in GNOME Software Flatpak pronto para uso, para todos os usuários.

Isso permite que qualquer pessoa usando o Xubuntu 23.04 instale arquivos .flatpakref e .flatpakrepo desde o início, bem como instale aplicativos do Flathub, a loja de aplicativos Flatpak de fato.

Outras mudanças no Xubuntu 23.04 incluem um tamanho de fonte Xfce Terminal maior, dimensionamento automático dos ícones da bandeja do sistema e troca de instaladores .deb para abrir no software GNOME em vez da ferramenta de arquivo de estoque da distro.

Ao todo, algumas adições interessantes para este sabor baseado no Xfce que, tudo bem, também apresentará o Xfce 4.18.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile