XWayland 22.1.1 lançado com algumas correções de bugs

E foi lançado o XWayland 22.1.1 com várias correções de bugs e outras melhorias. Confira as novidades desse importante lançamento.

O Wayland é um protocolo de computador que especifica a comunicação entre o servidor gráfico (chamado compositor Wayland) e os seus clientes e que foi inicialmente projetado por Kristian Høgsberg, líder do projeto AIGLX, como um substituto ao X Window System.

Sem ninguém disposto a se preparar e gerenciar o lançamento do X.Org Server 1.21 e vê-lo passar pela manutenção, os engenheiros da Red Hat que frequentemente gerenciavam esses lançamentos do servidor xorg estão agora avançando com lançamentos autônomos do XWayland com o código retirado de fazer um versão completa do servidor X.Org e, em vez disso, isolado para os bits XWayland para lidar com clientes X11 sob o Wayland.

Essas versões autônomas do XWayland continuam derivadas da árvore de origem do X.Org Server.

Já faz mais de um mês desde o lançamento do XWayland 22.1, e agora, a versão 22.1.1 foi lançada com um punhado de correções de bugs.

Novidades do XWayland 22.1.1

XWayland 22.1.1 lançado com algumas correções de bugs

Sim. Olivier Fourdan da Red Hat lançou o XWayland 22.1.1 para entregar as correções deste mês. Não há muitas correções, mas as poucas que existem são um pouco notáveis.

As mudanças no XWayland 22.1.1 incluem:

  • Não mapear a janela de sobreposição composta por padrão ao executar no modo sem raiz. Isso está sendo feito desde um cliente tentando obter o COW, o X Server irá mapear a janela e bloquear todos os eventos do ponteiro.
  • Uma alteração no código de fila de apresentação do XWayland devido a alguns jogos/aplicativos Vulkan executados no modo de janela rodando apenas a 58 FPS quando na verdade a 60 FPS para corresponder a uma taxa de atualização de 60 Hz. O manuseio incorreto do cálculo levou ao tique-taque do MSC em ~58Hz.
  • Correção de bugs de use-after-free.

O XWayland 22.1.1 pode ser baixado no GitLab do FreeDesktop.org.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile