Zellij 0.15.0 lançado com execução de comandos ao carregar um layout

E foi lançado o Zellij 0.15.0 com suporte a execução de comandos ao carregar um layout. Confira os detalhes e veja como instalar no Linux.

Zellij é um espaço de trabalho de terminal. Ele tem a funcionalidade básica de um multiplexador de terminal (semelhante a tmuxou screen), mas inclui muitos recursos integrados que permitiriam aos usuários estendê-lo e criar seu próprio ambiente personalizado.

Como outros multiplexadores, o Zellij permite aos usuários dividir seus terminais em diferentes painéis e guias.

Zellij inclui um mecanismo de layout, permitindo aos usuários definir um mapa de painéis em um arquivo yaml e carregá-lo ao iniciar o aplicativo. Dessa forma, pode-se ter seus painéis dispostos do jeito que se deseja, sem ter que fazer todo o trabalho de configuração.

Agora, o projeto lançou o Zellij 0.15.0, que traz suporte a execução de comandos ao carregar um layout.

Novidades do Zellij 0.15.0

Zellij 0.15.0 lançado com execução de comandos ao carregar um layout

A nova versão do Zellij 0.15.0 adiciona um novo recurso importante – a capacidade de executar comandos ao carregar um layout.

O site do Zellij ainda não foi atualizado para mostrar como adicionar um comando a um layout no Zellij 0.15.0, mas você pode ver como fazer isso lendo os comentários sobre a solicitação pull que implementou essa mudança.

É importante observar que, com isso, os plug-ins também devem ser especificados na categoria de execução, portanto, lembre-se disso ao usar layouts personalizados.

Esta versão também adiciona uma nova opção de configuração on_force_close que permite ao usuário configurar o comportamento para quando o Zellij recebe SIGTERM, SIGINT, SIGQUIT ou SIGHUP, com o usuário sendo capaz de escolher entre as ações de sair e desanexar.

Para saber mais sobre essa versão do Zellij, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do Zellij nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o emulador de terminal Zellij no Linux

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Sair da versão mobile