47 users responded in this post

Subscribe to this post comment rss or trackback url
User Gravatar
Fabricio Neves said in novembro 11th, 2009 at 15:00

Edivaldo,

Sou academico do curso de Analise de Sistemas e ontem mesmo estavamos na sala de aula conversando sobre esse assunto.
Hj vc não precisa só ser um profissional de TI como vc falou, precisa ser um super-heroi. Vários colegas que estão desempregados, concorrem quase que diariamente para vagas de estágios e até de empregos mesmo, e nunca conseguem exito pois apesar de alguns serem bem qualificados, sempre a empresa quer algo a mais e os mesmos ficam a ver navios.
Vejo que hj o caminho é se especializar mesmo em uma determinado área, e prestar concurso para os mais diversos cargos no serviço público. Sei que existem vagas para todos na iniciativa privada, principalmente pra quem é bem qualificado, porém não quero ver meu suor, minhas horas e horas de estudos e pesquisas, serem desqualificados numa entrevista de emprego por pessoas que ainda acham que o profissional de TI é um mero instalador de windows e trocador de cabo de rede.

Abs e boa luta!!!!

User Gravatar
Marcus Vinicius said in novembro 11th, 2009 at 18:22

Gostei do texto. Realmente existem empresas totalmente sem noção na hora de selecionar.
Existe uma empresa do Rio, que não consigo retirar meu e-mail da lista deles, onde recebo pérolas como esta:

Função: Analista Programador Delphi
Requisitos indispensáveis :
Experiência profissional em:
- DELPHI 5 e DELPHI 2009;
- JAVA;
- DOT NET;
- C #;
- ASP NET;
- Banco de Dados ORACLE;
- SQL SERVER;
Desejável:
. Linguagem de Programação: PHP;
. Banco de Dados: MYS
Local de trabalho: Centro – Rio de Janeiro

A vaga diz programador Delphi, mas o cara tem que dominar 5 outras linguagens de programação.
Um profissional destes vale quanto ? R$90,00 a R$120,00 a hora ? Acho justo. Mas duvido que esta vaga pague algo acima de R$35,00/h.
Talvez seja por isso que eu esteja desempregado tantos anos. Não aceito exploração.

User Gravatar
Paulo Calegari said in novembro 11th, 2009 at 19:00

“Função: Analista Programador Delphi
Requisitos indispensáveis :
Experiência profissional em:
- DELPHI 5 e DELPHI 2009;
- JAVA;
- DOT NET;
- C #;
- ASP NET;
- Banco de Dados ORACLE;
- SQL SERVER;
Desejável:
. Linguagem de Programação: PHP;
. Banco de Dados: MYS”

Na minha opnião um desse merece no mínimo 150/hr.

User Gravatar
Mercado de trabalho em TI: Procura-se um super-herói said in novembro 12th, 2009 at 17:02

[...] É uma rápida reflexão sobre o mercado de trabalho de Informática, achei interessante que fosse citado no br-linux” [referência: edivaldobrito.com.br] [...]

User Gravatar
Scoob said in novembro 12th, 2009 at 18:44

Explanação perfeita. Tudo verdadeiro, basta entrar em sites de currículos como Catho ou Curriculum.com.br e verificar os requisitos e as remunerações. É algo realmente absurdo, vivo repetindo aqui que os caras querem Superman a preço de Chapolin Colorado e agora vejo que mais alguém compartilha desta visão.

Já venho pensando em abandonar esta área faz um tempo….e logo logo acho que vou sair dessa!

Abraços!

User Gravatar
Éverton said in novembro 12th, 2009 at 19:13

Muito bem exposto, acho que não é necessário comentar como todos nós passamos por isso. Seja quando estamos procurando emprego, ou do outro lado, quando precisa de um profissional qualificado para nossas equipes, mas estamos a baixo de RH que não entende nem o que sua equipe faz quanto mais contratar alguém para trabalhar nela.

Acho que uma tendência que tem se mostrado funcional, e no meu caso foi como consegui meu trabalho, é o profissional que tem contato de alguma forma com a empresa antes mesmo de aparecer uma vaga, ou quando a empresa procura diretamente o funcionário através de suas contribuições, posts e vida social na net.

Consegui meu emprego atual através de um post no blog do gerente que me contratou. Neste posts não tinha nenhum pré-requisito do que eu deveria ter. Mas o fato de acompanhar o blog, as tendências do que a empresa fazia, me indicava que eu era um profissional que eles queriam, e foi exatamente isso que aconteceu.

Falamos tanto por ai que o profissional da área é diferente, então porque não sermos diferentes na hora de buscarmos um emprego? Vamos aprender a dizer não as empresas que não sabem procurar por profissionais, só assim elas serão forças a aprender como fazer isso.

User Gravatar
Anderson Costa said in novembro 12th, 2009 at 19:14

O que reina no Brasil, em diversas empresas, sejam grandes ou pequenas, é o desejo de ter uma Ferrari a preço de Fusca.

Mas as distorções não acabam nisso. Eu mesmo sou um profissional de manutenção, mas repudio o bom e velho “reinstala tudo”.

Eu vi profissionais tirarem leite de pedra a um salário sofrível por pura necessidade e a empresa nunca reconheceu seu esforço. Moral da história: ele acabou indo embora, e a empresa acabou contratando um novo funcionário, muito menos capacitado e pelo dobro do preço. Ou seja, a eficiencia caiu e o custo dobrou.

Então pq não pagar bem o primeiro? O que muitos de nós querem é simplesmente um lugar onde podemos trabalhar com alguma qualidade por um salário pelo menos justo, nada alem disso.

User Gravatar
MARCOLINO said in novembro 12th, 2009 at 19:24

Só para constar, se alguém estiver atrás de um Super Herói, eu além de ser especialista em Banco de Dados, Redes, Programação, Sistemas Operacionais, Alta e Baixa Plataforma, dominar e falar nativamente seis idiomas diferentes de binário e assembler ainda sou fluente em Java, C, C++, C++++, C++++++++ e C#.
Dinâmico, com espírito de equipe, capaz de trabalhar em grupo, com liderança, adoro desafios e trabalho sobre pressão, com larga experiência em ambientes complexos e de missão crítica.
Saio de casa todos os dias usando a cueca por fora da calça.
Mas juro, eu existo!

User Gravatar
Juliano said in novembro 12th, 2009 at 19:28

Exemplo:

Descrição da Vaga:
- Funções: realizar o monitoramento e manutenção do sistema auxiliando na implantação de melhorias, atualizações e reparos segundo definição da área de TI da empresa, garantindo nível satisfatório dos serviços prestados. Estar atento para o correto dimensionamento do ambiente computacional sugerindo plano para adequação de capacidade de recursos visando manter o ambiente funcional com níveis de serviço satisfatórios.

- Horário: 05:10 – 08:30/09:30 – 13:30.

Requisitos:
- Experiência em monitoramento e manutenção de sistemas;
- Conhecimentos em informática: Administração de ambiente RoR, Administração de ambiente cold fusion, Amavisd – NEW, Backup, Backup – Bacula, Banco de dados – Linguagem SQL, Banco de dados – MySQL, Banco de dados – PostgreSQL, Banco de dados – SQLServer, CLAMAV, DNS, DNS – BIND, E-MAIL (POSTFIX), EMAIL – COURIER –IMAP, FLASHCOMM SERVER, FTP – ProFTP, FTP – Pureftp, Linguagem de Programação, Radius – Freeradius, Redes de Computadores, Servidor HTTP (Apache), Servidor HTTP (JSP/Tomcat), Servidor HTTP (Microsoft IIS), Shoutcas, Sistema operacional GNU/LINUX, Sistema operacional WINDOWS, Sistema operacional família BSD, Spam Assassin, Windows media server, Inglês técnico;
- Ensino médio completo COM curso técnico na área de informática.

Olhem só a lista de requisitos. Seria este um exemplo de super-herói?

User Gravatar
Roger Lovato said in novembro 12th, 2009 at 20:40

De fato as empresas não sabem exatamente o que querem do profissional. Pode verificar como é o departamento de informática de várias empresas no Brasil, onde a área de informática é desvalorizada e os diretores acham que o departamento é quase um serviço geral deixando o foco de lado. Veja que em muitas empresas não há projetos focados, modernização de sistemas e na verdade é tudo um grande remendo. Isso é um pouco de culpa dos “profissionais” da área que também não sabem valorizar o seu trabalho para as empresas.

User Gravatar
Henrique Melo said in novembro 12th, 2009 at 21:06

Realmente complicado.

Mais se pararmos pra pensar a culpa é nossa.
Muitos aqui aceitariam qualquer condição pra ter um emprego, se um não aceitar terá outro logo em seguida que aceite.
Costumo chamar isso de prostituição ^^
Muitos casos ocorrem principalmente na academia onde não se tem experiencia e nem entendimento de custo/conhecimento.

User Gravatar
irado said in novembro 12th, 2009 at 22:09

cansei de encontrar psicoloucas de RH nas suas dinâmicas de grupo fazendo as maiores besteiras – hoje em dia não aceito mais entrevistas com psicoloucas de RH ou dinâmicas de qualquer espécie, pelos seguintes motivos:

a) elas NÃO LẼEM seu curriculum.. e ficam perguntando o que vc conhece/desconhece.

b) não sabem O QUE querem, menos ainda o que a emprêsa quer.. vc fala que conhece muito bem firewalls e gateways, vc é especialista em segurança de redes e ela te pergunta se vc entende do protocolo TCP/IP (ou seja, não te ouviu).

c) dinâmicas são nojentas, simplesmente isso. 10 pessoas numa sala, uma única vaga, ou seja: 9 perdedores. E vc tem que ficar com ares de bonzinho, maior colaboração. Não leva a nada.

salário: ah, nem menciono.

User Gravatar
Zeballos said in novembro 12th, 2009 at 22:32

Por isso nós (nossa classe) devemos mesmo bater no peito e não aceitar esse tipo de exploração, nesse ponto sou orgulhoso e não dou o braço a torcer, senão for pagar o que eu mereço eu nem volto mais depois da entrevista, e só pra citar, toda vez que eu vou em uma entrevista, na verdade eu é que entrevisto o cliente, para saber o que realmente ele precisa e se eu me encaixo como uma solução. O mercado precisa mais de nós que nós deles! acreditem!

User Gravatar
Anonimo said in novembro 12th, 2009 at 23:34

A verdade é que o profissional é incopetente. As empresas buscam profissionais qualificados enumerando os requisitos.

Um programador bom, é claro, deve dominar delphi, java e C#, um ou dois bancos de dados, está pendido demais? O imbecil faz um cursinho de delphi e quer começar a trabalhar em uma empresa? Ou aprende Pascal na faculdade e quer fazer alguma coisa com pascal? ou mesmo C, não se faz nada com C. Na realidade, a situação da empresa/projetos demanda várias linguagnes e muitas vezes uma mudança do banco de dados. Então é claro que o programador deve conhecer várias linguagens.

Pra mim isso tudo é uma desculpa de quem não tem competência, e queria, mesmo assim, estar empregado, ou se candidatar a vagas para profissionais de verdade.

Vai estudar, e estudar muito! A profissão não é tão bem valorizada quanto direito, engenharia ou medicina, mas mesmo assim é bem valorizada e paga-se bem, comparando-se a outros empregos. além da facilidade para trabalhar como autonomo e horas vagas/ flexibilidade de horário (outros empregos não tem essa flexibilidade que temos). Então estudem, e entendam várias plataformas, pois quando a empresa precisar, voces irão servir para alguma coisa.

Ou então abram a empresa de vocês mesmo, e tentem ganhar dinheiro com uma linguagem só, um banco só, e conhecimento limitado, sem experiência. Da mesma forma que de forma autonoma não é facil conseguir exito, pra uma empresa, funcionarios limitados tambem não ajudam muito.

User Gravatar
Ej said in novembro 13th, 2009 at 00:20

Ufa!!!; Eu pensei que era um macaco, mas vejo que é verdade mesmo, nem todos profissionais T.I. são super dotados, também existem seres humanos normais como eu, que não sabe todas linguagens de programação, banco de dados, Sistemas Operacionais, Servidores, … possíveis!

Alguém avisem está empresas por favor, que apesar de não sermos andróides, ainda sim podemos e somos capazes de aprender, executar funcões sendo estas humanamente possíveis!!!

User Gravatar
Carlos Daniel de Mattos Mercer said in novembro 13th, 2009 at 01:14

Assim, acho q os caras forçam nos requisitos e o profissional força no currículo. A entrevista que vale mesmo é a final aonde um cara q entende fala com o outro cara q entende, o salário tem q estar na média de mercado júnior/pleno/sênior/jedi cada estado/cidade/projeto internacional tem uma média. SQL é bom conhecer, vários bancos de dados utilizam. Linguagens acho que uma procedural, uma OO estática e uma dinâmica tá bom. Pelo menos um UNIX e o Windows, um basicão de rede e hardware. Aí tem setores telecom/banco/saúde/locadora da esquina às vezes o cara se especializa em um setor e se destaca para a vaga. TI não é fácil na realidade, tem q estudar muito e os resultados não aparecem muito rápido. Diferente de um restaurante que se encher de gente na hora do almoço tá beleza.

User Gravatar
Douglas said in novembro 13th, 2009 at 02:21

O legal é aquele tipo de anúncio pedindo que você saiba TUDO de Windows, TUDO de Linux, TUDO de MacOS, tenha no mínimo 10 anos de experiência na área com idade até 25 anos, descasque, corte, pique e rale. E no final vem aquela mensagem subliminar, escondendo uma relação de escravidão e prostituição descarada: “salário a combinar”.

User Gravatar
Tiago said in novembro 13th, 2009 at 03:10

Estou sem a carteira assinada pelos ultimos 4 anos e não tenho a mínima pretenção de assinala, aliás a melhor coisa que fiz foi pedir demissão. Trabalho a hora que quero, o meu salário é justo ou não dependendo do que eu combinar com o cliente, tudo mais fácil e em melhores condições. Quem tem bom conhecimento, especialmente em software livre não vai ficar sem trabalho nunca, ou seja, não necessáriamente “empregado” pelos estúpidos meios formais de sub-estimar o valor da mão de obra do trabalhador no regime capitalista.

User Gravatar
ze said in novembro 13th, 2009 at 08:59

a parada é fazer igual disseram acima, VOCE entrevistar a empresa e aceitar ou nao conforme a febre dela. aquela historia de que “a empresa é pequena e vamos aumentar o salario” pra mim, nunca funcionou nas empresas onde estive. diga não a prostituição. especialize-se em alguma linguagem/framework e nao desanime, pois uma hora aparece algo legal.

User Gravatar
Wanderson said in novembro 13th, 2009 at 11:27

Eu tambem ja fiquei bastante estarrecido com os excessos de requisitos solicitado para vaga de profissional de informatica.
O pior que o salario e inversamente proporcional ao solicitado.
Conhecimento de ldap, linux, windows, python, java, rede, firewall, iss, apache, .net.
Desejavel ingles.
Quanto custa um modulo de curso do windows server?
Sabemos que e possivel o estudarmos sozinho, ou seja, ser autodidata.
Agora convenhamos, o pato fala, anda e voa.
Porem, fala mal, anda esquisito e voa mal.
Ja vi solicitacoes bem maiores que esta.

User Gravatar
Marcus Vinícius said in novembro 13th, 2009 at 11:32

A maioria pode até não concordar, mas no dia que a PLS607/2007 virar realidade, a questão do salário em TI será devidamente equalizada.

Não sei a condição das pessoas que responderam a este post, mas eu estou longe de uma capital ou de grandes centros. Cansei de ralar em São Paulo e Rio de Janeiro, onde se ganha R$10.000,00 por mês mas efetivamente ganha-se pouco, pois o custo de vida é alto e esta grana vai embora em aluguel, escola para os filhos, combustível e contas e mais contas. Larguei tudo, vim para o Sul de Minas onde tiro pouco mais de R$1000,00 e tenho minha casa própria quitada, carro que tirei zero em 2007, filhos em escola particular, esposa em faculdade particular. Ainda não tenho grana para lazer, férias, viagens, mas garanto que minha qualidade de vida aumentou muito.
Minhas especializações ?
* ERP / BI (PeopleSoft e SAP)
* Banco de dados relacional e multidimensional (Oracle e Hypherion Essbase)
* Linguagem SQR e PL/SQL

Fiz 2 cursos de especialização na FGV este ano que gostei muito: Docência, para poder dar aulas em faculdades e Direito em TI. Nesta última gostei tanto que queria pode me especializar em técnico forense digital, mas não tem campo onde moro e o curso é caro.

O que tenho:
* tenho uma empresa onde só tem eu de funcionário.
* quem quiser ver a minha infra-estrutura, clica no meu meu nome neste post que vai direcionar para meu site. Em Multimídia – Fotos você vê a minha pequena infra-estrutura (que garanto que é única na minha cidade para o tipo de serviço que presto).
* Só uso software original. 100%. Nas máquinas Windows, é Vista Business, BrOffice, Serif PhotoPlus, etc
* Nas máquinas Linux nem preciso falar.

Como sobrevivo hoje ?
* fazendo suporte em Windows
* desenvolvendo sites em Joomla.
* faço patrocínio do desenvolvimento, hospedagem e consultoria de alguns sites para poder fortaceler a marca da minha empresa. Não ganho 1 tostão com isso, mas espero que futuramente dê resultado. Entre os patrocinados estão o site da esquadrilha da fumaça, de uma ONG que ajuda pessoas com câncer e um jornal comunitário do meu bairro.

Idade:
38 anos

O que gostaria:
* Poder ganhar algo em torno dos R$3500,00 em minha cidade. Daí ficava com o burro na sombra.

Sucesso para todos nós!!!!

User Gravatar
Tiago (resporta `a Marcos Vinícius) said in novembro 13th, 2009 at 11:54

Já que você citou vou falar como vivo aqui em uberlândia, Sou estudante do curso de física de materiais aqui na UFU. Estudando alguns programas que temos no institudo de física, hoje sou responsável pela paralelização de códigos para processos que demandam muito processamento e memória, trabalho com os programas SIESTA, VASP, QUANTUM EXPRESSO.
Sobre os cursos que fiz, um curso de manutenção de hardware, estudei linux sozinho e minha jornada começou em 2006 e hoje tanto quanto pra Desktop, Quanto trabalho só uso linux.
Não fiz nenhum curso específico, além de ser estudante de física.
Sobre minha remuneração.
Por esse serviço em que trabalho em média 3 horas por dia na universidade minha remuneração é exatamente R$ 724,54 ( se já tivesse terminado meu curso de física seria R$ 1200)
Além disse, tenho muitas pessoas que conheço no bairro, presto muito serviço em redes, recuperação de arquivos e manutenção de hardware na minha residência.
Posso dizer que vivo muito bem hoje
Tenho 25 anos, estudo em uma federal em tempo integral, ainda trabalho na universidade e fora dela me dando uma renda média de uns 1200 à 1400. Moro com meus país e não tenho custo com nada, a não ser com a minha internet e a prestação do meu veículo.
E se uma empresa FDP dessas me vier oferecer um serviço exigindo tudo isso e pagando essa porcaria eu mando eles irem pra PXTX QXE PXRXU.

User Gravatar
Jose Rogerio said in novembro 13th, 2009 at 12:34

Otimo artigo, soh esses comentarios de cor branca que ficaram ruins de fazer a leitura.

User Gravatar
Jose Rogerio said in novembro 13th, 2009 at 12:37

Ops, foi mal, o defeito era no meu navegador.
Desculpe, e o artigo ficou muito bom.

User Gravatar
Guto said in novembro 13th, 2009 at 12:39

Tenho quase certeza de que a vaga ali do programador Delphi é aqui onde eu trabalho ahuahuahuua. E digo com certeza eles nem sabe o que pedem.

User Gravatar
Ej said in novembro 13th, 2009 at 12:46

Altas exigências, salários baixos, pouco investimento no profissional, desemprego ect…; Descubra porquê isso acontece e vai ficar cada dia pior e pior!!!

http://www.revolutas.net/index.php?INTEGRA=69

User Gravatar

[...] no 13/11/2009 Tags: Carreira Antes de ver a tabela de salários abaixo, veja este post do Blog do Edivaldo falando sobre os Super-Herois de TI. É uma reflexão sobre como o mercado de TI no Brasil pede [...]

User Gravatar
Tiago (resposta a anônimo) said in novembro 13th, 2009 at 15:38

Não, você está errado. Incompetêntes são aqueles carinhas que fazem administração de empresas, se formam sem saber nada sobre porra nenhuma e ainda acham que podem ser chefes (a prova é que vc não sabe nem escrever incompetênte). Esse “profissional” é uma parte dos que cometem os absurdos citados acima. Para vc ter uma idéia, o Banco do Brasil usa DB2 em mais de 90% das aplicações, e a tecnologia Web é toda Java. Se o Banco do Brasil, que é muito maior que a sua empresinha de merda pode um dia ser, utiliza poucas tecnologias, quem é você para falar isso dos profissionais de informática?
Menos valorizados do que Direito, Medicina e engenharia? Não! Os estagiários que vc contrara são menos valorizados. Eu não sou!
Uma empresa que tem o cenário que você comentou precisa, em primeiro lugar, um profissional de informática para sentar na cadeira de chefe, pq esses idiotas da ADM ainda não aprenderam que a IT hoje faz parte de qualquer nengócio. E a instabilidade que você cito só mostra que a empresa ainda está sem rumo.
Resumindo: PROBLEMA SEU!

User Gravatar
Tiago (resposta a anônimo) said in novembro 13th, 2009 at 15:48

Errata: Nem eu, incompetente não tem acento

User Gravatar
Maurício said in novembro 13th, 2009 at 16:57

Artigo resumiu tudo que havia pensado acerca do tema. Acrescento que a falta de sindicatos na categoria de TI poderiam padronizar atividades, regulamentar a questão de diploma para certas funções, como ocorreu na lei recente para ser analista de sistemas, e evitar “leilão de salários”, onde bons profissionais aceitam salários injustos e prejudica toda a categoria.

Concordo que TI é muito nova para se organizar nesse sentido, talvez alguém fale que sindicalizar estrague a capacidade de inovação neste segmento, mas engenheiros por exemplo seguem normas de algumas dessas entidades como o CREA, e tem trabalhos que podem ser continuados por outros engenheiros tranquilamente, tem piso salarial definido, suas ferramentas de trabalho não são determinadas por multinacionais, que inclusive podem descontinuar legado de softwares a qualquer momento no nosso caso, e normalmente as soluções desenvolvidas por esses profissionais não tem problemas todos os instantes.

User Gravatar
Ej said in novembro 13th, 2009 at 17:39

Altas exigências, salários baixos, pouco investimento no profissional, desemprego etc… Descubra porquê isso acontece e vai ficar cada dia pior e pior!!!

http://www.revolutas.net/index.php?INTEGRA=69

User Gravatar
André said in novembro 15th, 2009 at 17:16

Isso quando não é uma vaga de estágio que pede 5 anos de experiência, que tenha disponibilidade para viagens e consiga voar pra não gastar com passagens aereas. Abraço a todos os profissionais de TI.

User Gravatar
Pedro César said in novembro 16th, 2009 at 06:39

Eu costumava chamar de escravo o invés de super-herói.

Quando recebo esse tipo de proposta por email, respondo dizendo que esqueceram de informar com quantas chibatadas por dia o escravo será agraciado.

Esse dias vi uma empresa que pedia 5 anos de experiência em uma tecnologia que não tem nem 3 anos de existência. Totalmente sem noção.

É por isso que sobra vaga em informática.

Enquanto as propostas forem desse nível e tivermos o mínimo de dignidade, as vagas vão sobrar mesmo.

Parabéns pelo POST.

User Gravatar
Ej said in novembro 16th, 2009 at 13:05

Uma coisa que não entendo é que o porquê da classe de TI ser tão desunida, a ponto de deixamos que esses empresários, administradores de empresas e RH incompetentes tenham lucros exorbitantes sobre o nosso trabalho.

Sejamos sensatos, um empresa de TI são 100% seus trabalhadores, o investimento por exemplo em montar uma empresa de programação é desprezível, não podemos de forma alguma sermos submissos a esses tubarões de gravata.

Uma das soluções para a valorização do profissional de TI ao meu ver seria montar cooperativas de profissionais de TI, por profissionais de TI, que da qual participariam dos lucros do trabalho executado de forma justa para todos os envolvidos. Os próprios empresários já viram esta opção como interessante, mas mas partilharão apelas 5% dos lucros líquidos como os profissionais que fizeram 100% de todo o trabalho, isso nós não podemos admitir de forma alguma.

User Gravatar
Carlos Affonso said in novembro 17th, 2009 at 04:55

Acho que o que mais falta, é o que existia antigamente, onde o pessoal técnico é que contratava pessoal técnico. Depois que os RH adquiriram literalmente o controle da maioria das empresas, a coisa ficou nesse patamar.

User Gravatar
Thomas Lopes said in novembro 17th, 2009 at 13:50

Concordo com o comentário de Carlos Affonso. Se os entrevistadores/selecionadores conhecessem um pouco mais da área de TI, seria melhor tanto para as empresas, como para os profissionais.

User Gravatar
Ej said in novembro 18th, 2009 at 07:55

Não concordo com esta visão, de que o técnico melhoraria essa situação, pois é justamente o técnico que realmente contrata depois de passar pelas tortuantes entrevistas do RH, este fato também propicia a prática de “Compadrismo” que é uma praga neste país!

User Gravatar
darksneasel said in novembro 20th, 2009 at 20:26

na minha opnião
a primeira coisa que as empresas deveriam fazer é contratar uma empresa de RH, pra saber o que vão realmente precisar, ao invés de contratar alguem que sabe um pouquinho de tudo e no fim não sabe nada de nada, ou especialista no que não precisam.ou pagar caro por um super heroi,pra pagar caro, quando só precisam de uma coisa básica.

segunda, dependendo da quantidade de funcionários e da complexidade da tarefa, vão precisar de um analista de sistemas.

User Gravatar
Eduardo said in novembro 24th, 2009 at 08:21

Esse Anônimo que postou em 12 de novembro deve ser um desses empresários que querem contratar um multi funcionário a preço de banana. Aliás se quer isso de um profissional é porque no mínimo entende de administração, direito, química , física, filosofia, biotecnologia, arqueologia ao mesmo tempo. Esse excesso foi proposital mas somente para ilustrar o seu despropósito. Claro que não podemos ficar limitados a uma plataforma somente, mas ser desenvolvedor de multiplataformas, arquiteto de software de várias tecnologias, DBA e ainda analista de suporte ao mesmo tempo, isso não existe.
Caso eu não tenha acertado de você ser um empresário, de uma coisa eu tenho certeza. No fundo sua alma é de um escravocrata.

User Gravatar
Jefferson Nogueira de Oliveira said in novembro 30th, 2009 at 07:16

Amigos,

Isso se dar pelo simples fato que o mercado de informática é altamente desorganizado. Pelo menos em GO, não temos um piso salarial, não temos um sindicato, e actualmente eu trabalho com desenvolvimento, administração de redes e manutenção entre outras pequenas coisas. Não me orgulho e sim fico triste por ter uma carteira de trabalho assinada como “Operador de Informática”, afinal de contas o que é isso?
Antes era CPD daí virou TI e agora já estão falando em TIC. Enquanto o Brasil não tiver um representante dessa área no palácio dos poderes nós seremo pisotiados. Precisamos nos organizar fundar uma ONG e depois um partido.

Jeff.jno@gmail.com Para quem quizer continuar a discutir esse assunto.

User Gravatar
Jefferson Nogueira de Oliveira said in novembro 30th, 2009 at 07:20

Ah sim eu esqueci de dizer concordo plenamente com o caro colega.
Ej Says:
novembro 16th, 2009 at 13:05

User Gravatar
ricardo said in dezembro 4th, 2009 at 12:05

Trabalho efetivamente com informática a 14 anos. Atualmente, a cada 10 cvs que envio, 9 empresas me aprovam no ato, mas 0 querem pagar pelo menos o que eu ganho na atividade que exerço (R$5.000,00). Os anuncios que vejo, estão cada vez mais ignorantes e sem nexo. Um DBA de verdade, não programa em delphi. Ele tem tantos cursos pra fazer, para se manter atualizado, que é impossivel ele fazer bem as 2 coisas. Mas um DBA de verdade, ganha tranquilo uns 5 mil por mes. Um especialista em SQL e mais alguma coisa, fica nos 3mil, o que ja é excelente também.

Comprei um sítio, planto e tenho animais.Um porco tem um custo de criação de R$300,00 Dos 300kg do porco, 50 viram salame. Só no salame, recebo R$650,00 No porco inteiro, tiro cerca de R$2000,00 de lucro puro. Um carneiro, me custa 150,00 e o retorno é de 700,00. Nas plantações, a cada 2 mil metros quadrados arados e plantados, tenho um lucro de R$700,00. Ovos, galinhas, pães, quejos e etc, nos dá mais R$1.000,00 por mes. Sem contar, que as compras, cairam de mais de mil, para cerca de 200,00 por mes, pois como o que planto. Por mais sorte, tenho uma roda dágua com gerador, e uma fonte de agua mineral, então não pago luz nem agua.

Quando eu terminar de montar o plantel de animais, e pagar o trator e insumos, vou largar meu emprego, e me dedicar de fato às plantações, matar um porco e 2 carneiros por mes. Conseguirei manter a renda, e ainda poderei fazer uns bicos, pois para manter tudo isto, me dedico hj, 2h por dia, assim que acordo, antes de trabalhar.
Desisti da informática. Ela me trouxe LER, pança gorda, rugas e ulceras. Assim que terminar as especializações, talvez até procure uma faculdade pra dar umas aulas a noite.

User Gravatar

[...] Olá, gente! Entre um trabalho e outro, achei essa matéria num blog (cuja opinião do autor eu concordo plenamente), e to postando pra vocês aqui. Espero que gostem. É comum ao vermos vagas para a área de informática, uma série de requisitos que são quase impossíveis (para não dizer impossíveis) de serem encontrados em um único profissional, mas o pior é que, ao contrário do que deveria ser, o salário proposto não é compatível com o tamanho do talento exigido (em alguns casos, os requisitos parecem uma lista de poderes de super-herói). Continue lendo… [...]

User Gravatar
Jefferson Nogueira de Oliveira said in dezembro 16th, 2009 at 09:38

Ricardo, se esse fosse o seu nome então
Eu ia dizer que te conhecia rsrs.

Também estou esgotado, querem um administrador de redes que sabia configurar roteadores e vpns etc… e ainda por cima tem que ser técnico e ainda por cima saber programar desenvolver sites e trocar lâmpadas. Meu deus.
Gostei da dica profissional que vc me deu. Porcos e carneiros não são animais tão grandes e acho que da pra criar eles em uma chácara nao tao grande, vou trabalhar pra isso.

User Gravatar
Maycon said in janeiro 25th, 2010 at 20:06

Lutar, trabalhar igual um escravo! Eu sou mais é fugir!

User Gravatar
Leonel Silva said in março 22nd, 2010 at 12:01

Eu estou desistindo da informática por causa disso que o tópico relata.

Acho que esta profissão é extremamente “sanguessuga” e desvalorizada. Não acho que vale a pena passar a vida se atualizando com leituras e cursos que não terminam nunca! (e estes cursos sempre são bem caros). Acho que existem outras profissões que dão menos dor de cabeça.

Estou frequentando o APINFO e o que as empresas exigem é impossível para uma pessoa com vida social. Cheguei a conclusão que preciso mudar de área.

User Gravatar
Marlon said in julho 18th, 2010 at 16:33

Interessante o assunto e eternamente discutivel.

Sou formado em ciência da computação, tenho 28 anos (completo agora :) e trabalho na área de informática profissionalmente a 10 anos. Vou relatar o que vi até agora e a conclusão que cheguei.

Bem, quando possuia 18 anos era imensamente apaixonado por tecnologia, principalmente programação. Aprendi sozinho a programar em C, Pascal, Clipper, Delphi, VB etc etc e todo tipo de curso que fazia na época era sobre isso. Meus pais também, como acredito que o de vocês tb, me apoiaram a seguir carreira estudando muito para que no futuro conseguisse um “bom emprego”.

Segui este caminho, fiz curso de manutenção, VB, java na própria Sun de SP sempre motivado pela paixão pela informática e pelos altos salários q ouvia falar por ai, em Sites Capitalistas como a Info por exemplo. Aos 20 anos, fiz um teste numa empresa de minha cidade e fui contratado como programador. Comecei ganhando R$ 600,00. Ao final de quase 4 anos, estava ganhando R$ 1200,00 e sai desta empresa para ganhar bem melhor. Essa empresa qdo entrei, tinha 80 clientes, quando sai tinha 300. Fiz alguns serviços por fora também, mas sempre senti muita dificuldade em vender o meu trabalho. Também percebi dificuldade em cobrar pelo serviço (cliente sempre acha caro). Os clientes preferiam pagar R$ 10.000,00 para a empresa q eu trabalhava para ter 1 software do que R$ 1000,00 para mim que realmente iria desenvolver o software.

Certa vez tentei entrar numa vaga de técnico de informática no SENAC. Chegando lá..aqueles testes desenvolvidos por psicologos, especialistas em RH e tudo mais. No teste haviam perguntas sobre literatura, história, artistas europeus de sucesso, sociologia…etc e no final, umas 5 questões de informática.

Obviamente nao passei, eu não passei possuindo diploma, especialização, 8 anos de experiência como desenvolvedor, saber oracle, sql server…etc etc. Agora sei porque os técnicos do SENAC não sabem porra nenhuma :)

É amigos, creio que esse pouquinho q contei, alguém por ai tb se identifica. E vou lhes dizer o que faltou para nós, em nossa área.

Vocês não vêm Médicos ganhando R$ 1000,00 por mês, não vêm engenheiros com piso salarial abaixo de R$ 2500,00. O que nos faltou foi:

- Coragem: para saber dizer não as empresas que queiram nos pagar salários mediocres.
- Correr Riscos: tentando sempre obter melhores salários mesmo q tenha q esperar um pouco mais para estar empregado.
- União: para podermos ditar as regras do mercado e não sermos conduzidos por grupos de empresários que tiveram “mais sorte” do que nós em suas vidas.
- Auto-Valorização: para ganhar $$$ pelo que sofremos a aprender, pelo nosso conhecimento e capacidade e não pelo que o mercado quer.
- Confiança: confiarmos mais em nós, nossa capacidade e que somos mais do que suficiente para o que essas empresinhas precisam.
- Empreendorismo: exatamente…um curso de java, .Net é muito bom, mas na hora de negociar um salário decente, não te ajudará em nada! Ai entra cursos de oratória, vendas…etc.

Enfim, vejo desta forma. A algum tempo deixei de fazer cursos de informática, procuro desenvolver meu lado empreendedor. É isso.

Abraços a todos.

Leave A Reply

 Username (Required)

 Email Address (Remains Private)

 Website (Optional)