4MLinux 39.0 lançado com kernel 5.16, servidor FSP e novos aplicativos

Zbigniew Konojacki anunciou o lançamento do 4MLinux 39 com kernel 5.16, servidor FSP e novos aplicativos, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O 4MLinux é uma distribuição Linux em miniatura que entrega uma série de funcionalidades e um desktop simples, porém, usável.

Ela mantém o foco em quatro recursos: manutenção (como CD ao vivo de resgate do sistema), multimídia (para reproduzir DVDs de vídeo e outros arquivos multimídia), miniserver (usando o daemon inetd) e mistério (fornecendo vários pequenos jogos Linux).

Essa distribuição também inclui suporte para inicialização em máquinas habilitadas para UEFI.

Agora, o criador do 4MLinux, Zbigniew Konojacki, anunciou hoje a disponibilidade geral do 4MLinux 39.0 como a última versão estável desta distribuição GNU/Linux leve e independente com o gerenciador de janelas JWM (Joe’s Window Manager).

Novidades do 4MLinux 39

4MLinux 39.0 lançado com kernel 5.16, servidor FSP e novos aplicativos
4MLinux 39.0 lançado com kernel 5.16, servidor FSP e novos aplicativos

O 4MLinux 39.0 está aqui quase quatro meses após o 4MLinux 38 para atualizar muitos dos principais componentes e aplicativos para algumas de suas versões mais recentes.

Como tal, o 4MLinux agora é alimentado pela série de kernel Linux 5.16 e vem com a pilha de gráficos Mesa 21.3.7.

Os novos recursos do 4MLinux 39.0 incluem um servidor FSP (File Service Protocol), renderização de fonte aprimorada, manipulação aprimorada de partições JBD pelo script de instalação, bem como novos aplicativos disponíveis para download como extensões.

Entre esses novos aplicativos, há o utilitário Ventoy usado para escrever arquivos de imagem, o editor HTML avançado Bluefish e o jogo de estratégia TripleA.

Além disso, a partir desta versão, o programa youtube-dl foi substituído pelo yt-dlp, que parece lidar muito melhor com os vídeos do YouTube.

Como de costume, vários aplicativos foram atualizados. O 4MLinux 39.0 vem com o pacote de escritório LibreOffice 7.3.1, processador de texto AbiWord 3.0.5, editor de imagem GIMP 2.10.30, editor de planilha Gnumeric 1.12.51, Mozilla Firefox 97.0.1 e navegador Chromium 98.0.4758, Mozilla Thunderbird 91.6. 1 cliente de e-mail, reprodutor de áudio Audacious 4.1, bem como reprodutores de vídeo VLC 3.0.16 e MPV 0.34.0.

A edição do servidor, 4MServer, que permite configurar facilmente um servidor LAMP (Linux, Apache, MariaDB, PHP) em sua máquina, vem com o servidor web Apache 2.4.53, sistema de gerenciamento de banco de dados MariaDB 10.7.3, PHP 5.6.40 e linguagens de script 7.4.28, bem como linguagens de programação Python 2.7.18, Python 3.9.9 e Perl 5.34.0.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o 4MLinux 39

A imagem ISO do 4MLinux 39 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.