Agora é possível controlar o brilho do teclado Razer no Linux nativamente

Um Redditor informou que agora é possível controlar o brilho do teclado Razer no Linux nativamente, graças a um driver de terceiros. Confira os detalhes dessa novidade.

Normalmente, é possível controlar alguns aspectos do hardware da Razer usando o software OpenRazer, claro, antes é preciso instalar ele no seu sistema com Linux.

Agora é possível controlar o brilho do teclado Razer no Linux nativamente
Agora é possível controlar o brilho do teclado Razer no Linux nativamente

Agora, finalmente a ferramenta de brilho do teclado integrada ao Linux no nível do sistema operacional agora pode ser usada para ajustar a luz de fundo dos laptops Razer também, graças a um driver de terceiros.

Agora é possível controlar o brilho do teclado Razer no Linux nativamente

O Redditor UKSFM99 conseguiu contornar o que eles descrevem como a “maneira estranha de controlar a luz de fundo do teclado em seus teclados”, podendo eventualmente ajustar o nível da luz de fundo usando os controles nativos disponíveis no Linux.

Acrescentando que demorou menos de três meses para tornar tudo possível, ele explica que:

“Estou muito feliz por finalmente ter trabalhado nisso, mas essencialmente consegui expor um arquivo sysfs em /sys/class/leds/ que agora permite ao KDE e ao Gnome ver a luz de fundo do teclado como uma luz de fundo ‘normal’, e podem controlar a luz de fundo do teclado nativamente, dependendo do que eu defini no gerenciamento de energia para energia CA ou bateria.”

Disponível apenas para laptops Razer

O redditor insiste que este projeto é diferente do OpenRazer, e o que ele faz é oferecer suporte nativo para ativar o controle de luz de fundo no Linux sem a necessidade de outro software (o mesmo driver também pode ser usado para controlar a velocidade do ventilador).

O projeto é destinado apenas aos laptops da Razer por enquanto, mas o UKSFM99 explica que em algum momento no futuro eles planejam ter todo o código atualizado no kernel do Linux.

“É uma pena que a Razer tenha dito que eles ‘suportam o linux’, o que é uma mentira no momento. Por isso, criei esse driver com base em minha própria frustração. Talvez eu possa portá-lo no Windows algum dia apenas para salvar as pessoas de malware.”

Uma demonstração de como a luz de fundo de um teclado de laptop Razer pode ser ajustada usando a ferramenta nativa no Linux está incorporada abaixo e, para obter mais informações, consulte a página GitHub do projeto.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.