Agora você pode fazer chamadas de vídeo no PinePhone

Aguardado por muitos, agora você pode fazer chamadas de vídeo no PinePhone, graças ao incrível trabalho de um desenvolvedor alemão.

Quando o PinePhone começou a ser enviado para os primeiros usuários, ele tinha todo o hardware que você esperaria de um smartphone, mas não tinha o software necessário para fazer parte desse hardware funcionar.

Se você foi uma das primeiras pessoas a colocar as mãos em um PinePhone, você tinha um telefone compatível com Linux com uma câmera que não podia ser usada para tirar fotos ou gravar vídeos.

Mas com o tempo, os desenvolvedores de kernel e de aplicativos fizeram as câmeras frontal e traseira do telefone funcionarem, e agora a maioria das distribuições Linux para o PinePhone permitem que você tire fotos (de qualidade medíocre).

Mas algo que você não podia fazer até recentemente? Chamada de Vídeo. Mas agora parece que isso também é possível … suave de. O processo parece bastante doloroso no momento, mas deve melhorar com o tempo.

Agora você pode fazer chamadas de vídeo no PinePhone

Agora você pode fazer chamadas de vídeo no PinePhone
Agora você pode fazer chamadas de vídeo no PinePhone

Sim. Um desenvolvedor alemão e usuário do Fedora encontrou uma maneira de fazer chamadas de vídeo usando o protocolo Matrix descentralizado de código aberto. Mas é um processo bastante complicado que requer:

  • Instalando um cliente Matrix chamado Element em um servidor web
  • Instalando o kernel personalizado da Megi versão 5.11.0-5 ou posterior em seu telefone
  • Usando um navegador da web em seu PinePhone para fazer login no cliente Matrix baseado na web em execução em seu servidor

Embora isso possibilite fazer uma videochamada em um PinePhone, você precisará se comunicar com outra pessoa usando um cliente Matrix, e ela precisará de muita paciência enquanto você mexe em um vídeo muito ruim.


O desenvolvedor observa que, ao iniciar um vídeo pela primeira vez, ele usará a câmera traseira do telefone e você terá que alternar manualmente para a câmera frontal.

Mas o maior problema é que o vídeo é incrivelmente lento e instável, provavelmente porque ainda não há suporte para aceleração de hardware e o processador do telefone não é rápido o suficiente para acompanhar as demandas de streaming de vídeo usando apenas software.

As coisas podem melhorar no futuro se os desenvolvedores habilitarem o suporte de vídeo acelerado por hardware para a câmera PinePhone. E é possível que toda a coisa de instalar um cliente Matrix em seu próprio servidor também não seja necessária no futuro.

Já existem alguns clientes Matrix, incluindo NeoChat, Fractal, Nheko, que podem ser executados como aplicativos nativos no PinePhone, sem a necessidade de um navegador da web.

Mas até agora nenhum desses aplicativos oferece suporte a chamadas de voz ou vídeo no PinePhone. Até então, o elemento no navegador pode ser a segunda melhor opção.

Você pode encontrar mais detalhes em marius.bloggt-in-braunschweig.de.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.