Alpine Linux 3.12 lançado com suporte para YubiKeys e port para MIPS64

E foi lançado o Alpine Linux 3.12 com suporte para YubiKeys e port inicial para MIPS64. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade, projetado para roteadores, firewalls, VPNs, caixas VoIP e servidores.

Foi projetado com segurança em mente, ele possui recursos de segurança proativos, como PaX e SSP, que impedem a exploração de falhas de segurança no software.

A biblioteca C usada é musl e as ferramentas básicas estão todas no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados e são menores que as ferramentas encontradas nos sistemas Linux.

Agora, foi lançado o Alpine Linux 3.12 como ótimas novidades.

Novidades do Alpine Linux 3.12

Alpine Linux 3.12 lançado com suporte para YubiKeys e port para MIPS64
Alpine Linux 3.12 lançado com suporte para YubiKeys e port para MIPS64

Embora não seja um marco importante, o Alpine Linux 3.12 está aqui para apresentar o suporte inicial à arquitetura MIPS64 (Big Endian). Isso significa que agora você pode instalar a distribuição nesta plataforma.

Além disso, esta nova versão estável também apresenta suporte inicial para a linguagem de programação D, também conhecida como Dlang.

De acordo com os desenvolvedores:

“Agora temos o GDC, o front-end do compilador D usando GCC, disponível em todos os arcos, exceto ppc64le e LDC, um compilador D usando o back-end LLVM, em x86, x86_64 e aarch64.”

Entre outras mudanças, o pacote py3-setuptools agora usa módulos python3 em todo o sistema em vez das dependências do fornecedor, python2 não fornece mais python e python-devel, e python3 não fornece mais pip3, pois os usuários são solicitados a usar py3-pip.

Além disso, o BPIT (Berkeley Packet Filter) JIT foi ativado por padrão, o sistema init OpenRC agora usa uma ordem sã de diretórios ao carregar e configurar os parâmetros do kernel, e enchant2 agora é preferível ao enchant para pacotes que o utilizam.

Aqueles que usam o gerenciador de pacotes gráficos do GNOME Software agora poderão instalar aplicativos com apk, o Alpine Package Keeper. Além disso, agora é possível usar e gerenciar as chaves de segurança de autenticação de dois fatores da YubiKeys.

O Alpine Linux 3.12 é desenvolvido com o mais recente kernel Linux 5.4.43 LTS e inclui grandes atualizações de pacotes como GCC 9.3.0, LLVM 10.0.0, Git 2.24.3, Node.js 12.16.3, Nextcloud 18.0.3 , PostgreSQL 12.3, QEMU 5.0.0 e Zabbix 5.0.0.

Obviamente, as novas imagens ISO incluem vários outros componentes atualizados, para que você tenha as mais recentes tecnologias GNU / Linux e software de código aberto ao usar o Alpine Linux.

O Alpine Linux 3.12 está disponível para download no site oficial, onde você encontrará vários tipos de imagens para máquinas físicas e virtuais que suportam várias arquiteturas de hardware, incluindo 64 bits, 32 bits, AArch64, x390x, PPC64el, ARMv7 e ARMhf.

Obviamente, os usuários existentes poderão atualizar suas instalações usando o gerenciador de pacotes embutido. No entanto, após a atualização do pacote OpenSSH para a versão 8.2_p1 ou superior, reinicie o servidor, pois ele não aceitará novas conexões.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Alpine Linux 3.12

A imagem ISO do Alpine Linux 3.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO